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Chevrolet Spin ganha controle de estabilidade na linha 2021

Monovolume da GM fica mais seguro e também vem com assistente de partida em rampa, além de receber um novo câmbio de seis marchas

24 jun 2020 - 00h04
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Chevrolet Spin 2021: mais segurança na estrada com controle de estabilidade.
Chevrolet Spin 2021: mais segurança na estrada com controle de estabilidade.
Foto: GM / Divulgação

O Chevrolet Spin está tendo uma boa recuperação de vendas este mês e certamente venderá em junho o dobro do que conseguiu em maio, passando das 1.000 unidades. No ano, o monovolume da General Motors aproxima-se da marca de 6.300 vendas. Com exceção de fevereiro, quando vendeu um pouco menos, o Spin tem tido mais sucesso este ano do que outro monovolume importante, o Honda Fit (atualmente com quase 5.900 vendas). Por isso, a GM decidiu investir um pouco no Spin.

O carro familiar (que era uma espécie de “perua” do Cobalt, aposentado) ganhou um novo pacote de segurança. A principal novidade do Chevrolet Spin 2021 é a adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série em todas as configurações. O modelo tem um papel importante no mercado: é o de veículo de sete lugares mais acessível do Brasil. Curiosamente, a GM passou a chamar o carro de “crossover”. Mas não é. Trata-se de exagero do departamento de marketing.

Chevrolet Spin é o veículo de sete lugares mais acessível do mercado brasileiro.
Chevrolet Spin é o veículo de sete lugares mais acessível do mercado brasileiro.
Foto: GM / Divulgação

O controle de estabilidade é bem-vindo ao Spin. Como o carro tem o centro de gravidade um pouco elevado, essa nova tecnologia reduz sensivelmente o risco de perda de controle em condições extremas, pois limita a velocidade quando ela se torna incompatível com a trajetória ou a aderência do piso.

O Spin 2021 também vem com assistente de partida em subida, que é útil em saídas de semáforos e manobras em planos inclinados. O item está disponível com câmbio automático ou manual (ambos de seis marchas). Outro item é o alerta de não afivelamento do cinto do passageiro (o do condutor já havia no Spin 2020). Também extensiva a toda a gama é o novo grafismo do painel de instrumentos e a inédita cor Azul Eclipse. Já o limitador de velocidade está disponível a partir das versões intermediárias. 

Quadro de instrumentos do Spin recebeu novo grafismo na linha 2021.
Quadro de instrumentos do Spin recebeu novo grafismo na linha 2021.
Foto: GM / Divulgação

Em relação a parte mecânica, a principal alteração fica por conta da nova geração da transmissão automática de seis marchas. O carro passa a usar o mesmo câmbio que vai muito bem nos novos Onix e Tracker. Segundo a GM, no caso do Spin a transmissão AT6 foi recalibrada para trabalhar com o motor 1.8 de 111 cv de potência e 173 Nm de torque.

A linha 2021 tem quatro versões: LS, LT, Premier e Activ. A versão aventureira Activ é a que traz a maior quantidade de novidades externas. A gravata Chevrolet agora tem fundo preto e é exclusiva de configurações especiais da marca. A cor preta também está presente nos acabamentos da grade frontal, das molduras centrais inferiores do para-choque dianteiro e traseiro, nos estribos laterais e no rack de teto em formato de “U”. As rodas são de 16” com superfície usinada, os faróis têm máscara negra e guias de LED.

Segunda fileira de bancos do Chevrolet Spin permite várias configurações.
Segunda fileira de bancos do Chevrolet Spin permite várias configurações.
Foto: GM / Divulgação

O Spin Activ está disponível nas configurações de cinco e sete lugares. O porta-malas pode chegar a 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada. Na versão aventureira, a central multimídia MyLink tem Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de concierge OnStar. O Spin Activ e o Spin Premier vêm equipados de série com ar-condicionado, direção elétrica, transmissão automática, câmera de ré com guias, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

Central multimídia MyLink tem Android Auto e Apple CarPlay.
Central multimídia MyLink tem Android Auto e Apple CarPlay.
Foto: GM / Divulgação
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