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Citroën anuncia van E-Jumpy e quer chegar a 4% até 2024

Citroën apresenta plano de crescimento no Brasil e na América Latina, lança van elétrica e diz que vai ser uma marca “para todos e todas"

12 nov 2021 - 11h38
(atualizado às 11h42)
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Citroën E-Jumpy
Citroën E-Jumpy
Foto: Stellantis / Divulgação

A Citroën anunciou nesta sexta-feira (12) o seu plano estratégico para o Brasil e América Latina. Como já era esperado, o primeiro veículo elétrico da marca, o E-Jumpy, foi revelado e deve iniciar as vendas em breve. Segundo a diretora da Citroën América do Sul, Vanessa Castanho, o objetivo é chegar a 4% de participação de mercado no Brasil, a 7% na Argentina e a mais de 3% no Chile.

A Citroën também revelou a data em que pretende alcançar seus objetivos: dezembro de 2024. A estratégia chama-se “Citroën 4All”, que se baseia em quatro pilares:

1 - Inovação acessível;

2 - Marca confiável;

3 - Marca cool;

4 - Marca sustentável.

Citroën E-Jumpy
Citroën E-Jumpy
Foto: Stellantis / Divulgação

A ideia é lançar três carros nacionais em três anos. O primeiro já foi anunciado e será o novo C3 - “um B-Hatch com atitude SUV”, segundo Vanessa Castanho. O Citroën E-Jumpy não faz parte desses lançamentos. Portanto, haverá ainda mais dois carros na plataforma CMP e pelo menos um deles será do segmento C (médio).

O Citroën Jumpy com motor a combustão é fabricado no Uruguai pela Nordex. O E-Jumpy, totalmente elétrico, virá importado da Europa. Mas, como a importação de carros 100% elétricos não tem imposto de importação, a Citroën tem chances de oferecer um preço competitivo para o E-Jumpy.

A Citroën informou também que vai fortalecer sua atuação no segmento de importados. Entretanto, a apresentação foi muito mais uma carta de intenções do que uma apresentação clara do que será feito. O pequeno elétrico Ami, por exemplo, que é vendido na França, foi mostrado duas vezes num vídeo, mas nenhuma palavra foi dita sobre ele e a marca não quis responder claramente se o carro será importado.

Segundo Vanessa Castanho, “só é for all se for pra todo mundo”, referindo-se ao lema “Citroën 4All”. Ela disse que ser uma marca cool significa ser “moderna, descolada, leve e original". Uma peça publicitária da Citroën, que trata de diversidade, afirma que “não viemos ao mundo para sermos genéricos”. Numa mensagem por vídeo enviada da França, o CEO global da Citroën, Vincent Cobée, acrescentou que a marca quer ser marcada pela “ousadia, conforto e humanidade”.

Segundo o diretor de Operações Comerciais, André Montalvão, a Citroën tem atualmente 123 pontos de  venda e aumentará para 175 até o lançamento do novo C3. Com isso, a Citroën atingirá 80% de capilaridade. Vanessa Castanho acrescentou que a família de carros do projeto C-Cubbed “traz a marca para o coração da gama do mercado, onde está a maioria dos consumidores”.

Novo Citroën C3
Novo Citroën C3
Foto: Stellantis / Divulgação

Segundo a Citroën, o Ë-Jumpy “chega para ser o parceiro elétrico ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou autônomos”. O fabricante reforça que o Citroën Jumpy é “um veículo versátil e eficiente para as atividades do dia a dia desses clientes”. Assim como a data de lançamento - que deve ser anunciada ainda este ano -, o preço do E-Jumpy não foi revelado.

Katia Ribeiro, diretora de Veículos Utilitários, disse que o Citroën E-Jumpy acaba de ganhar o prêmio “International Van Of The Year” que o carro terá zero emissão e zero ruído, o que dará outro patamar às operações de serviço.

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