Com pegada off-road, nova geração do Duster será híbrida
Previsto para estrear em 2025, novo Dacia Duster também pode ganhar uma versão elétrica. SUV manterá proposta de preços baixos
O Renault Duster terá novidades importantes em breve. Quatro anos depois do lançamento do modelo atual na Europa, surgem novos rumores sobre a próxima geração do SUV compacto. Previsto para estrear em 2025, o novo Dacia Duster terá versões híbridas e pode contar até mesmo com uma inédita versão elétrica, mas sem abrir mão das características off-road e dos preços baixos. As informações são do site Autocar.
Em entrevista ao site britânico, o chefe de produto da Dacia, Julien Ferry, confirmou que a nova geração do Duster deve manter a mesma proposta do modelo atual, oferecendo um bom custo-benefício e capacidades off-road. “Ele precisa atender aos clientes que procuram um carro simples que possa ser utilizado no fora-de-estrada”, afirmou o executivo.
Com isso, o novo Duster deve manter a versão 4x4, que é um dos modelos com tração integral mais em conta do mercado europeu. Também já se sabe que a nova geração Duster adotará a mesma plataforma modular CMF-B dos novos Logan e Sandero. Também utilizada pelo novo Renault Clio europeu, a nova base é compatível com tecnologias de eletrificação.
Sendo assim, a nova geração do Duster poderá contar com versões híbridas ou até mesmo uma opção 100% elétrica. Isso porque, vale lembrar que vários países da região têm definido datas até a próxima década para permitirem apenas a venda de carros elétricos. A intenção da Dacia, no entanto, é manter em linha as versões a combustão enquanto a legislação europeia permitir.
Dentre as possibilidades, o novo Duster deve contar com o mesmo conjunto híbrido do Renault Captur E-Tech, que é composto por um motor a 1.6 a gasolina associado a dois motores elétricos, que oferecem 160 cv de potência combinada. O SUV francês conta ainda com uma bateria de 9,8 kWh, que oferece alcance de até 50 km em modo 100% elétrico.
Por fora, a inspiração para o design do novo Duster deve ser o conceito Dacia Bisgter, que conta com visual robusto e linhas rebuscadas. Já no interior, o acabamento deve ser semelhante ao das novas gerações de Sandero e Logan, que contam com materiais mais refinados que a geração anterior.
O novo Duster ainda não tem data para chegar ao Brasil. Isso porque a atual geração do modelo foi lançada no país apenas em 2020, três anos depois da Europa. Antes da nova geração, no entanto, a versão brasileira deve ganhar uma leve modificação visual, e deve trazer o novo motor 1.3 TCe de 170 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes, que estreou na reestilização do Captur.