Comparativo: Argo deprecia menos do que o Polo na revenda
Estudo exclusivo do KBB Brasil para o GUIA DO CARRO mostra as diferenças entre o Fiat Argo e o VW Polo na depreciação e na desvalorização
Fiat Argo ou VW Polo: qual é o melhor negócio? Para tirar a teima entre os dois carros que disputam o mercado brasileiro de hatches compactos, o GUIA DO CARRO pediu ao site KBB Brasil -- especializado em precificação de automóveis -- um estudo exclusivo sobre a desvalorização e a depreciação do Argo e do Polo. O resultado traz conclusões interessantes e mostra uma pequena vantagem para o modelo da Fiat, mas é preciso analisar caso a caso para tirar uma conclusão.
O KBB Brasil analisou 11 versões do Argo e do Polo: seis do Fiat e cinco do Volkswagen. Na desvalorização -- que é o preço do carro depois de um ano de uso --, os dois praticamente se equivalem, com as diferenças surgindo somente depois de duas casas após a vírgula. Na média, o Argo desvaloriza 5,6% e o Polo desvaloriza 5,7%. Foram considerados os preços de janeiro de 2019 e janeiro de 2020.
A grande disputa entre eles ocorre na depreciação. Nesse quesito, o KBB Brasil mediu a depreciação em seis meses -- quanto valia cada versão em julho de 2019 e em janeiro de 2020 -- em duas situações: a) na hora da revenda; b) na troca por outro modelo. Nesses casos, o Fiat vence na hora da revenda, com médias muito parecidas de 8,1% para o Argo e 8,2% do Polo. Porém, o Argo Precision deprecia apenas 4,4%, contra 6,5% do Polo Highline. Confira os números do KBB Brasil.
P. | Carro | Valor |
---|---|---|
1 | FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT | -4,4% |
2 | FIAT ARGO 1.0 | -6,1% |
3 | VW POLO HIGHLINE 1.0 TSI AT | -6,5% |
4 | FIAT ARGO DRIVE 1.3 | -6,6% |
5 | VW POLO 1.0 | -6,9% |
6 | FIAT ARGO DRIVE 1.0 | -7,5% |
7 | VW POLO COMF. 1.0 TSI AT | -9,0% |
8 | VW POLO 1.6 | -9,1% |
9 | VW POLO 1.6 AT6 | -9,2% |
10 | FIAT ARGO HGT 1.8 AT | -9,4% |
11 | FIAT ARGO DRIVE 1.3 GSR | -14,3% |
O modelo da Volkswagen dá o troco na hora da troca por outro modelo. A média de depreciação do Polo na troca é de 25,0%, uma diferença grande em relação aos 29,3% de média do Argo. As duas versões topo de linha do Polo (Highline e Comfortline) são as que menos depreciam na hora da troca, com índices de 20,5% e 23,0%, respectivamente. Curiosamente, o Argo GSR -- que é muito depreciado na revenda -- tem desempenho melhor do que as duas versões 1.0 do Argo. Veja os números obtidos pelo KBB Brasil.
P. | Carro | Valor |
---|---|---|
1 | VW POLO HIGHLINE 1.0 TSI AT | -20,5% |
2 | VW POLO COMF. 1.0 TSI AT | -23,0% |
3 | FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT | -25,3% |
4 | FIAT ARGO HGT 1.8 AT | -25,5% |
5 | VW POLO 1.6 AT | -26,0% |
6 | VW POLO 1.0 | -26,3% |
7 | FIAT ARGO DRIVE 1.3 | -28,7% |
8 | VW POLO 1.6 | -29,3% |
9 | FIAT ARGO DRIVE 1.3 GSR | -29,4% |
10 | FIAT ARGO DRIVE 1.0 | -30,4% |
11 | FIAT ARGO 1.0 | -36,6% |
No mercado de carros zero km, o Fiat Argo emplaca mais quando são consideradas todas as modalidades de venda. Foram 79.001 emplacamentos do Argo em 2019, contra 72.057 do VW Polo. Em dezembro, o Argo venceu por 8.036 contra 6.331. Porém, quando são consideradas as vendas somente nas concessionárias, o Polo terminou o ano passado na frente: 50.964 vendas do Volkswagen contra 53.620 do Fiat. Isso acontece devido à estratégia comercial das marcas -- a Fiat é mais agressiva nas vendas diretas (para frotistas, taxistas etc.). A parceria entre o GUIA DO CARRO e o site KBB Brasil deve continuar ao longo do ano, com mais pesquisas desse tipo.