Confira galeria de fotos do novíssimo Ferrari Daytona SP3
Com visual retrô e foco na aerodinâmica, Ferrari Daytona SP3 traz motor V12 aspirado de 840 cv e já vendeu toda a produção de 599 unidades
A Ferrari revelou o novo modelo especial Daytona SP3. O esportivo foi oficialmente apresentado durante o evento Ferrari Finali Mondiali 2021, realizado no último fim de semana no Circuito de Mugello (Itália). Com direito a visual retrô e um motor V12 aspirado de 840 cv, o novo Ferrari Daytona SP3 completa o trio de modelos Icona junto com os já apresentados SP1 e SP2.
O grande destaque do novo Ferrari Daytona SP3 é o design. Assim como os Ferrari SP1 e SP2 relembram esportivos clássicos da marca italiana, não seria diferente com o SP3. Dessa vez, a homenagem é para o modelo vencedor das 24 Horas de Daytona de 1967, quando a Ferrari ocupou todos os lugares do pódio com os 330 P3/4, 330 P4 e 412 P. No novo Ferrari SP3, é possível encontrar referências a esses modelos, e também aos esportivos 350 Can-Am e 512 S, que disputaram competições nos anos 60 e 70.
Com isso, o design do Ferrari Daytona SP3 tem foco na aerodinâmica. Na dianteira, a carroceria traz grandes entradas de ar e para-lamas proeminentes, que trazem os retrovisores e remetem aos esportivos clássicos da montadora italiana. Os faróis de led contam com uma cobertura escamoteável. Enquanto o para-brisa é inclinado e pequeno, o teto é removível, do tipo targa.
Na lateral, as portas com abertura vertical trazem uma caixa de ar integrada para canalizar o ar para os radiadores montados na lateral. Na parte de trás, as finas lanternas de led são interligadas por uma barra horizontal, também de led. A traseira, aliás, é um dos destaques do Ferrari Daytona SP3. Logo abaixo das lanternas, há uma série de lâminas horizontais e a saída dupla de escapamento em posição centralizada, integrada ao difusor traseiro.
Por dentro, o Ferrari Daytona SP3 traz visual minimalista e traz um painel de instrumentos digital de impressionantes 16’’, além de comandos de ventilação sensíveis ao toque voltados para o motorista. O volante traz shift-paddles e uma série de botões de comando para funções do carro. Além disso, grande parte do interior é revestida em fibra de carbono. Como é equipado com bancos esportivos fixos no chassi, o Daytona SP3 oferece ajustes de altura e profundidade nos pedais e no volante.
Outro destaque do novo Ferrari Daytona SP3 é o motor. Trata-se do mesmo 6.5 V12 aspirado utilizado no Ferrari 812 Superfast, mas com ajustes para oferecer 840 cv de potência e 697 Nm de torque. Com essas modificações, ele se torna o motor aspirado mais potente da história de um carro de rua da marca italiana. Sempre associado a um câmbio de dupla embreagem de 7 marchas, o Daytona SP3 acelera de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos (chegando aos 200 km/h em apenas 7,4s) e atinge uma velocidade máxima de 340 km/h.
Segundo a Ferrari, o motor V12 passou por algumas modificações para oferecer a potência extra. Dentre as mudanças, estão os novos sistemas de admissão e combustão, novas bielas de titânio 40% mais leves do que as originais de aço, além de um novo virabrequim, também mais leve do que o anterior. Trata-se de um recurso semelhante ao utilizado pela montadora italiana nos modelos 812 Competizione.
A Ferrari ainda não divulgou oficialmente quando as primeiras unidades do Daytona SP3 serão entregues aos seus compradores. De acordo com a montadora italiana, serão produzidas 599 unidades do esportivo, que já estão esgotadas. Cada unidade do Ferrari Daytona SP3 foi vendida pelo preço de 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,5 milhões).