Poucos detalhes são tão marcantes para a identidade visual de uma montadora quanto a grade dianteira. Dentre as mais conhecidas, estão o Cuore Sportivo da Alfa Romeo, ou a grade Singleframe da Audi. No entanto, o exemplo mais famoso é a grade frontal do tipo “duplo rim” da BMW. Veja na galeria a história de cada grade em seu respectivo modelo.
Desde o lançamento do BMW 303 em 1933, a grade dupla se tornou uma marca registrada da BMW, e foi utilizada em todos os carros da montadora desde então. Com o passar dos anos, o recurso passou por atualizações e modificações em seu formato, assim como os próprios carros. Selecionamos abaixo as 13 grades mais emblemáticas da BMW nos últimos 88 anos.
1. BMW 303 (1933) - O BMW 303 foi o primeiro carro com motor de seis cilindros e o primeiro modelo da marca a ter a famosa grade, que virou marca registrada da BMW. O 303 apresenta uma grade que lembra o formato de dois rins, com detalhes em azul que remetem ao emblema da BMW.
Foto: BMW / Divulgação
2. BMW 503 (1956) - Ao contrário do modelo 303, o coupé esportivo de quatro lugares conta com a grade dupla de dimensões menores, mas ainda em posição vertical. De acordo com a BMW, o formato menor foi possível graças à grade do radiador, que tinha ventilação lateral dupla. Além dele, os modelos BMW 3200 CS (1962) e BMW 2000 CS (1965) continuaram a ter grades de formato semelhante.
Foto: BMW / Divulgação
3. BMW 507 (1956) - Criado por Albrecht Graf von Goertz, o BMW 507 foi o primeiro modelo da marca a apresentar duas grandes entradas de ar posicionadas horizontalmente. Equipado com um motor V8, o 507 também foi o primeiro BMW a apresentar uma frente em ângulo dinâmico. Conhecido como "Sharknose", o recurso lembra um nariz de tubarão, e estende o capô para a frente. Essa característica inspirou outros modelos da marca, como os Série 3, 5 e 7 até os anos 90.
Foto: BMW / Divulgação
4. BMW 1500 (1961) - As grades do modelo BMW 1500 (e seus modelos irmãos 1600, 1800 e 2000) eram semelhantes à peça do BMW 503. Além de serem mais estreitos do que nos modelos anteriores e colocados entre duas grades horizontais da largura do carro, o arranjo de grades de ar primárias e secundárias criou o design frontal dos modelos centrais da marca até a década de 1980.
Foto: BMW / Divulgação
5. BMW M1 (1978) - Um dos carros mais icônicos da marca, o esportivo BMW M1 contava com um motor em posição central. Lançado em 1978, o M1 conta com uma das menores grades já vistas em um BMW. Uma das maiores preocupações da marca era com relação à aerodinâmica do M1. Para isso, a frente do modelo conta ainda com entradas de ar secundárias em toda a carroceria, assim como os faróis escamoteáveis e a já citada grade dupla. O estilo dela, aliás, acabou inspirando outros dois modelos da marca: o conversível BMW Z1, de 1988, e o cupê BMW Série 8, lançado um ano depois.
Foto: BMW / Divulgação
6. BMW Série 3 (1990) - Lançada em 1990, a terceira geração do BMW Série 3 apresentou uma grade plana e horizontal, mas não muito larga. Ao contrário das gerações anteriores, as duas metades do conjunto da grade do radiador foram separadas mais uma vez e os dois rins foram adaptados para o formato retangular, com cantos ligeiramente arredondados. Este projeto influenciou outros modelos da década de 1990 em diante, como o BMW Série 7 (1994) e o BMW Série 5 (1995).
Foto: BMW / Divulgação
7. BMW Série 3 (2011) - Identificada pelo codinome F30, a sexta geração do BMW Série 3 trouxe uma proposta inédita entre os modelos da marca. O modelo conta com a grade duplo rim, que pela primeira vez trazia um desenho que se conectava aos faróis de superfície angulada, e não foram separadas das unidades de luz por grades laterais ou da cor da carroceria. Assim como a terceira geração do modelo, esse estilo também serviu de inspiração para a atual geração do BMW Série 5 (2016) e do Série 7 (2015).
Foto: BMW / Divulgação
8. BMW i3 (2013) - Primeiro modelo elétrico da marca, o BMW i3 conta com a grade duplo rim em formato totalmente fechado. Assumindo uma função meramente estética, já que, por ser elétrico, o modelo não conta com radiador. A peça traz um formato largo e plano, e traz contornos em azul. Um design muito semelhante ao da grade dupla BMW i3 é encontrado no BMW i8. Além disso, a versão também segue sendo inspiração para todos os modelos elétricos da marca.
Foto: BMW / Divulgação
9. BMW Série 8 e BMW Z4 (2018) - Nesses dois modelos lançados em 2018, a grade dupla de rim ganhou um contorno novo e relativamente angular. Do ponto de vista geométrico, as grades contam com um aspecto horizontal. Além disso, as peças podem servir como entradas de ar secundárias com controle de flap de ar ativo que abre quando necessário e fecha para reduzir a resistência do ar.
Foto: BMW / Divulgação
10. BMW Série 3 Sedan (2018) - Pela terceira vez na lista, o BMW Série teve mais uma vez um design diferente na grade dupla. A sétima geração do sedã conta com uma peça que combina as superfícies de faróis diretamente conectadas e formato de estrutura pentagonal com novas características, como extensão mais alta do que a borda superior dos faróis e acima do capô. As bordas superiores dos faróis são conectadas entre si pela borda da grade em forma de rim no mesmo alinhamento.
Foto: BMW / Divulgação
11. BMW X7 e BMW Série 7 (2019) - Lançados em 2019, tanto o SUV X7 quanto o sedã Série 7 contam com um estilo ame ou odeie. Para alguns, a grade de ambos os modelos traz um aspecto mais imponente e impactante. Para outros, no entanto, causa um aspecto exagerado. Polêmicas à parte, é fato que a grade duplo rim de ambos os carros ganhou dimensões maiores tanto na vertical quanto na horizontal, passando a ocupar um espaço bem maior na dianteira do X7 e do Série 7.
Foto: BMW / Divulgação
12. BMW Série 4 Coupé (2020) - Talvez um dos exemplos mais polêmicos dessa lista, a grade do BMW Série 4 Coupé também é uma das mais recentes. Apresentado no ano passado, o cupê conta com uma grade dupla de aspecto mais vertical. Inspirada em modelos antigos da marca, a peça traz uma largura bem menor do que a grade aplicada em outros carros da BMW, enquanto a altura se estende desde o capô até a parte inferior do parachoque.
Foto: BMW / Divulgação
13. BMW Vision iNEXT (2018), BMW Vision M NEXT (2019) - Em dois de seus veículos, a BMW oferece um vislumbre de como a grade poderia ser em modelos futuros. No BMW Vision iNEXT elétrico, a grade dupla em forma de rim adota um aspecto mais vertical, mas conta com desenho totalmente fechado, como no BMW i3. Já o carro esportivo híbrido BMW Vision M NEXT, por sua vez, traz uma peça envolvida em vidro, que emerge diretamente da frente do veículo em um estilo sem barras. A superfície é iluminada e traz efeito tridimensional.
Foto: BMW / Divulgação
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Recentemente, a BMW disse que não adianta reclamar, pois a grade espalhafatosa do novo BMW Série 4 vai permanecer por algum tempo. Vendo a história, ela não é a maior.