Conheça o incrível McLaren Elva na versão com para-brisa
Novo roadster sem capota da McLaren promete a “experiência definitiva” em esportivo com cabine aberta (com para-brisa e não barreira de ar)
A McLaren Automotive iniciará em breve a produção da versão com para-brisas de seu roadster Elva, que inovou ao ser projetado para rodar sem o vidro na frente do motorista. Já a versão com para-brisa foi projetada para clientes que preferem ter uma proteção física em vez da barreira de ar fornecida pelo Active Air Management System (AAMS) e também para atender aos requisitos legais de alguns estados dos EUA. O protótipo do McLaren Elva já existe e a produção será iniciada em breve.
O McLaren Elva normal tem uma unidade destinada ao mercado brasileiro e sua chegada acontecerá em data ainda a ser definida. A versão com para-brisa será trazida somente mediante encomenda do cliente.
“Superleve e extremamente potente, o Elva oferece a conexão definitiva entre o piloto, a estrada e os elementos. Criado para celebrar o puro prazer de dirigir, é um dos carros mais distintos e exclusivos que já fabricamos”, disse Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive. “Sem teto e sem janelas, este é um roadster que recompensa os proprietários com a mais estimulante experiência de direção aérea.”
Embora tenha tido seu próprio programa de engenharia para otimizar o desempenho aerodinâmico e dinâmico, o Elva com para-brisa compartilha todo o ethos e desempenho do carro original: nenhum dos dois tem teto, janelas laterais ou vidro traseiro, que combinados com um peso leve e seco de menos de 1.300 kg e um motor central V8 biturbo de 4 litros de 815 cv, oferece o máximo em prazer ao motorista. Detalhes técnicos completos (inclusive o peso exato) e números de desempenho do Elva com para-brisa estão em fase de validação.
O Elva sem para-brisa é o carro de rua mais leve de todos os tempos da McLaren Automotive e a meta para a versão com para-brisa é que seja apenas 20 kg mais pesada, mesmo com a inclusão de limpadores com sensor de chuva sincronizados eletronicamente, jatos de lavagem e viseiras, bem como o vidro aquecido dentro de uma moldura de fibra de carbono. O Active Air Management System (AAMS) é excluído, pois torna-se sem função no carro com para-brisa.
A aceleração de ambas as versões é comparável à de um McLaren Senna. A versão sem para-brisa acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos (números a serem validados). O desempenho dinâmico e a rigidez do veículo também permanecem inalterados do carro sem para-brisa, assim como a experiência de direção cintilante. O pára-brisa, que é um acessório permanente, oferece uma maior proteção contra as intempéries, mas não reduz de forma alguma os níveis de excitação.
O Elva liga a herança da marca ao seu presente e futuro com um nome e estilo que lembra os carros de corrida McLaren-Elva da década de 1960. Eles estavam entre os primeiros carros esportivos projetados e pilotados por Bruce McLaren.
Criadas como uma homenagem aos lendários carros de corrida de Bruce McLaren, pinturas históricas como a do protótipo do Elva com para-brisa, na cor Satin Casa Blue, capturaram a imaginação dos proprietários do Elva. A demanda por customização sob medida deste tipo pela McLaren Special Operations (MSO) produziu uma série de carros únicos que se destacam até mesmo entre um dos mais raros da McLarens -- não mais que 149 exemplares do Elva serão especificados e construídos a pedido de clientes.
As primeiras unidades do Elva com para-brisa serão entregues aos clientes no fim de 2021, após receberem a personalização feita pela MSO.