Conheça o inédito SUV Renault Kiger, um “Kwid alongado”
Renault Kiger pode ser a solução da marca para voltar a crescer no Brasil. Porém, a vinda do modelo ainda é incerta
Depois de aparecer em novembro como conceito, o Renault Kiger finalmente foi apresentado de forma oficial. A Renault revelou nesta quinta-feira (28) a versão de produção do mini-SUV, que compartilha plataforma com o Nissan Magnite. Ambos utilizam a versão alongada da CMF-A, adotada pelo subcompacto Kwid.
Ainda não confirmado para o Brasil, o Kiger poderia ser uma solução da marca francesa para reverter a queda nas vendas do ano passado. Quarta colocada em 2019 -- quando vendeu 239.227 unidades -- a Renault amargou uma perda de quase 45% das vendas em 2020, quando registrou 131.624 emplacamentos. Dentre as 10 marcas mais vendidas, ela foi a que mais perdeu em vendas, seguida pela parceira Nissan, com 36,5% a menos.
Além de parceiras, ambas as marcas têm um ponto em comum: a necessidade de atualizar os portfólios. No caso da Renault, o Kwid já passou por uma reestilização na Índia, enquanto aqui segue há quase quatro anos com o mesmo visual. Além disso, o Sandero e o Logan ganharam recentemente novas gerações na Europa, enquanto a Duster Oroch não tem previsão de receber uma nova geração baseada no novo Duster.
Já a Nissan, apesar de ter lançado recentemente o novo Versa -- importado do México, ainda produz o V-Drive (antigo Versa), e encerrou a produção do March em setembro de 2020, sem substituir o hatch. No entanto, a marca japonesa deve trazer para o lugar dele o mini-SUV Magnite. Outro modelo que deve chegar é a nova geração do Sentra, assim como a reestilização do Kicks, ambos ainda este ano.
Em relação ao conceito apresentado no ano passado, o design exterior não teve muitas mudanças. A dianteira do Kiger conta com faróis bipartidos, que contam com assinatura de led na parte superior. Eles são interligados à grade dianteira, que tem como destaque o emblema da Renault. Além disso, a parte inferior dos faróis conta com três projetores alocados acima das entradas de ar do para-choque. Esse conjunto forma um desenho inspirado no Kwid reestilizado, que é vendido na Índia.
Na lateral, o mini-SUV conta com opção de pintura bicolor, assim como no Captur, além de vincos nos para-lamas. Na traseira, as lanternas têm formato de bumerangue e invadem a tampa do porta-malas, que conta com vincos que acompanham o desenho das lanternas. Outro detalhe é a localização da placa, que fica no para-choque, logo acima de um aplique prateado que simula um extrator.
Por dentro, a Renault apostou em linhas retas. O interior do Kiger conta com linhas horizontais, com destaque para a central multimídia de 8’’ com aspecto flutuante. As saídas de ar são posicionadas abaixo da tela, assim como os comandos do ar-condicionado -- que era digital na versão apresentada. A versão topo de linha conta ainda com painel de instrumentos digital, com uma tela TFT de 7’’, enquanto o volante é o mesmo já utilizado no Sandero brasileiro.
Por fora, a intenção da Renault era fazer com que o carro parecesse maior do que realmente é. As dimensões do Kiger ficam entre o Kwid e o Sandero, sendo este último apenas maior em comprimento e entre-eixos. O Kiger conta com 3,991 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura, e um entre-eixos de 2,50 m.
Outra vantagem do SUV em relação ao Sandero é o porta-malas de 405 litros, 85 a mais do que no hatch. Pesando 1.012 kg, o Kiger também conta com um tanque de combustível com capacidade para 40 litros e 205 mm de altura livre do solo, maior do que SUVs como o Chevrolet Tracker (157 mm) e Volkswagen T-Cross (188mm).
Quanto à motorização, a versão indiana terá duas opções. A primeira é uma versão aspirada de um motor 1.0 três cilindros, que oferece 72 cv e 96 Nm de torque, podendo ser equipada com um câmbio manual ou o automatizado Easy-R, ambos com 5 marchas. A outra opção é o 1.0 turbo, também de três cilindros, com 100 cv e 159 Nm de torque. Esse motor, por sua vez, pode ser equipado com o mesmo câmbio manual ou um câmbio CVT.
Apesar do lançamento no mercado indiano, o Kiger ainda não teve o visto aprovado para o Brasil. Por outro lado, o que pode facilitar a imigração do modelo para o nosso mercado é o fato do Nissan Magnite estar de malas prontas para chegar em 2022. O modelo, que utiliza a mesma plataforma e motorização, é praticamente uma versão japonesa do mini-SUV da Renault, que se chegar ao Brasil, deverá ter preços entre o Kwid Outsider (R$ 50.390) e o Stepway (R$ 73.890).