Conheça o Mercedes EQS, novo sedã elétrico da marca alemã
Novo Mercedes EQS chega com central multimídia de até 56'' e oferece autonomia de até 770 km. No Brasil, chegaria só em 2022
Depois de meses de espera, a Mercedes finalmente revelou o EQS. Em um evento virtual realizado nesta quinta (15), a marca alemã apresentou a versão final do seu sedã elétrico de luxo. Ele chega com autonomia de até 770 km e será o terceiro modelo totalmente elétrico da Mercedes, se juntando aos SUVs já lançados EQA e EQC na linha EQ de modelos emissão zero.
Por fora, o visual do novo Mercedes EQS se parece bastante com o conceito Mercedes Vision EQS, apresentado em 2019. Medindo 5,21 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,51 m de altura, o sedã elétrico manteve o perfil cupê do protótipo, assim como as linhas suaves com foco na aerodinâmica. Aliás, ela é o grande destaque do EQS. O modelo traz um coeficiente aerodinâmico de 0,20, um recorde entre carros de produção.
A frente do Mercedes EQS traz um para-brisas inclinado como em um esportivo, e a grade conta com design fechado e pintura na cor preta, bem parecida com os irmãos EQA e EQC. Os faróis são de led e trazem formato angulado, com design que se encaixa à grade dianteira. Na lateral, a linha de cintura é alta e as maçanetas são embutidas, justamente para não prejudicarem a aerodinâmica.
Na parte de trás, o Mercedes EQS traz um perfil semelhante ao cupê CLS. No entanto, o sedã elétrico conta com lanternas de led interligadas, como nos demais modelos da linha EQ. Como opcional, é possível escolher uma pintura de dois tons, bem ao estilo “saia-e-blusa” dos carros mais antigos.
Por dentro, não há mais mistério. Em estratégia semelhante ao que a Audi fez com o novíssimo Q4 e-tron, revelando o interior do carro praticamente um mês antes do lançamento, a Mercedes já havia mostrado como o EQS seria por dentro no fim do último mês.
Conforme adiantado, o sedã também conta com a central multimídia Hyperscreen MBUX, com uma (enorme) tela de 56’’. Medindo 1,41 m, ela traz três visores -- painel de instrumentos digital, central e outra tela para o passageiro -- e é equipado com uma CPU de oito núcleos e 24GB de memória RAM.
Quanto à motorização, o Mercedes EQS chega inicialmente em duas versões: a 450+ e 580 4Matic. A versão mais em conta traz um motor elétrico no eixo traseiro, que oferece 333 cv e 568 Nm de torque, sempre com tração traseira. Já a topo de linha conta com dois motores elétricos -- um em cada eixo -- que oferecem potência combinada de 523 cv e 855 Nm de torque, dessa vez com tração integral.
De acordo com a Mercedes, as versões aceleram de 0 a 100 km/h em em 6,2 e 4,3 segundos, respectivamente. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 210 km/h em ambas as configurações. A marca alemã também adiantou que está desenvolvendo uma versão esportiva com 761 cv, que chegará ao mercado futuramente.
Em relação à autonomia, ambas as versões do novo Mercedes EQS são equipadas com um sistema de baterias de 107,8 kWh. De acordo com a marca alemã, a versão de entrada 450+ oferece um alcance de até 770 km com uma carga completa. O sedã ainda suporta carregamento rápido em uma corrente contínua de até 200 kW, o que permite recarregar a bateria do modelo de 10 a 80% em apenas 31 minutos.
Com previsão de chegada ao mercado europeu até o fim deste ano, o Mercedes EQS ainda não teve seu preço oficial revelado. Já para o Brasil, a vinda do modelo ainda é incerta, já que a Mercedes ainda não confirmou o passaporte carimbado para o sedã elétrico. Se vier, no mínimo, o EQS deve chegar só em 2022.