Conheça o mini SUV Hyundai Casper, o anti-Kwid coreano
Com visual ousado e foco em mercados emergentes, Hyundai Casper terá motor 1.0 turbo e será o menor SUV global da marca sul-coreana
Este é o novíssimo Hyundai Casper. De olho no crescente segmento de SUVs subcompactos, a montadora sul-coreana revelou nesta quarta (1) as primeiras imagens do inédito mini SUV, que é menor do que Hyundai Venue. Anteriormente conhecido pelo codinome AX1, o novo Hyundai Casper estreia na Coreia do Sul ainda este ano. Pouco tempo depois, o modelo deve chegar ao mercado indiano, onde será concorrente do Renault Kwid.
O visual externo chama a atenção. Conforme adiantado na última semana pelo Guia do Carro, o Hyundai Casper conta com faróis bipartidos, com assinatura visual de led na parte superior, e blocos redondos logo abaixo. Eles são localizados em uma moldura -- que pode ter acabamento nas cores prata ou preto -- que forma a grade frontal do mini SUV. Em uma das versões, a grade dianteira ainda conta com duas entradas de ar redondas.
Na lateral, o Hyundai Casper traz para-lamas bem destacados, e as caixas de roda trazem recortes retos. A porta traseira conta com maçaneta embutida. Na parte de trás, o vidro traseiro conta com um prolongamento na cor preta, que traz luzes de led estilizadas. Assim como na dianteira, há uma moldura no para-choque. Ela conta com duas lanternas de formato redondo, que devem trazer as luzes de seta e de ré.
A Hyundai não divulgou imagens do interior do Casper. No entanto, a partir das fotos é possível saber que o modelo terá uma central multimídia de aspecto flutuante. O espaço deve ser um pouco menor ou equivalente ao do Renault Kwid. De acordo com a imprensa indiana, o Casper mede 3,59 m de comprimento, 1,59 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos é de 2,40 m. Apesar de ser 9 cm menor do que o Kwid em comprimento e 2 cm em entre-eixos, o modelo da Hyundai é maior em altura e largura.
Sob o capô, a Hyundai confirmou que o Casper terá duas opções de motor 1.0. As versões de entrada terão um motor aspirado de 77 cv, enquanto as opções mais caras devem trazer uma unidade turbo de 101 cv que equipa o Hyundai Venue na Índia. O câmbio será sempre um automático de 4 marchas. Já para o mercado indiano, o Casper pode contar com o motor 1.1 de 69 cv ou o 1.2 de 83 cv no lugar das versões mais em conta, assim como uma opção de câmbio manual.
Os preços do modelo ainda não foram divulgados. O novo Hyundai Casper chegará ao mercado sul-coreano ainda em 2021, e deve ser lançado na Índia no início do ano que vem. Já para o Brasil, as chances do modelo chegar são remotas. Isso porque, para chegar de forma competitiva, o Casper teria que ser produzido localmente. Por se tratar de um modelo novo e utilizar uma plataforma que não é feita no país, o investimento para trazer o SUV pode não compensar para a Hyundai.