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Corolla Cross 2.0 dá um banho de preço no Compass Flex

Comparamos equipamentos, dados técnicos e preços do Corolla Cross XRE 2.0 com o Compass Longitude 2.0; Toyota é R$ 7.451 mais em conta

13 mar 2021 - 07h00
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Toyota Corolla Cross XRE 2.0 Flex: R$ 149.990 já com sete airbags e faróis de led.
Toyota Corolla Cross XRE 2.0 Flex: R$ 149.990 já com sete airbags e faróis de led.
Foto: Toyota / Divulgação

Acabou a farra do Jeep Compass Flex. Bastou a chegada de um concorrente de peso, o novíssimo Toyota Corolla Cross, para que alguns detalhes de preços e equipamentos do Jeep Compass viessem à tona. Comparamos o Corolla Cross XRE 2.0 Flex com o Compass Longitude 2.0 Flex e algumas diferenças são chocantes. De cara, o Toyota é R$ 3.586 mais em conta.

O Corolla Cross XRE (versão 2.0 mais equipada) custa R$ 149.990. O Compass Longitude (versão 2.0 intermediária) sai por R$ 153.576. Mas o Jeep perde feio em itens de segurança. Enquanto o Toyota Corolla Cross tem sete airbags (dianteiros, laterais, cortina e joelhos para motorista), o Jeep Compass tem apenas os dois airbags dianteiros obrigatórios pela legislação brasileira.

Com o Pack Safety, opcional de R$ 3.865, o Compass Longitude ganha os sete airbags, mas seu preço sobe para R$ 157.441. Temos, portanto, uma diferença de R$ 7.451:

  • Toyota Corolla Cross XRE: R$ 149.990
  • Jeep Compass Longitude: R$ 157.441
Jeep Compass Longitude 2.0 Flex: R$ 157.441 com os airbags opcionais.
Jeep Compass Longitude 2.0 Flex: R$ 157.441 com os airbags opcionais.
Foto: Jeep / Divulgação

A menos que alguém queira carregar a família num Compass sem os airbags laterais e de cortina, um comparativo entre os dois carros têm que partir daqui. Além disso, o Corolla Cross vem com faróis de led, que o Compass não tem. Ele tem de xenônio, mas só se o consumidor entrar em outro pacote, que custa R$ 5.200. Não vale a pena. Portanto, o que o Compass oferece a mais pelos R$ 7,4 mil de diferença? Em termos de equipamentos, somente quatro itens:

  • Monitoramento de pressão dos pneus;
  • Iluminação no porta-luvas;
  • Sistema start-stop;
  • Freio de estacionamento elétrico.

Bem, convenhamos que o freio de estacionamento a pedal do Corolla Cross é meio tosco. É um detalhe que, de cara, mostra que o carro não é tão sofisticado quanto o líder da categoria SUV médio. De uma forma geral, o acabamento do Jeep Compass é superior ao do Toyota Corolla Cross. Dos outros itens, o sistema start-stop parece ser o mais importante (mas nem todo mundo gosta de usar).

O start-stop tem a função de economizar combustível em breves paradas no trânsito. Isso deixa o Compass mais econômico do que o Corolla Cross nessa briga dos 2.0 Flex? Não! O Toyota é mais econômico em todas as medições do Inmetro: cidade/estrada com gasolina e cidade/estrada com etanol. As diferenças de consumo não são pequenas e isso explica o tanque do Toyota com apenas 47 litros, contra 60 litros do Jeep. Veja os números.

ITEM

COROLLA
CROSS

COMPASS
Gasolina Cidade  11,5 km/l  8,8 km/l
Gasolina Estrada  12,8 km/l 10,8 km/l
Etanol Cidade  8,0 km/l  6,1 km/l
Etanol Estrada 9,0 km/l  7,5 km/l

Se não é mais econômico, o Jeep Compass certamente é mais potente. Também não. O Corolla Cross é mais potente do que o Compass e seu torque é maior. Com isso, vence também -- e com enorme vantagem -- na relação peso/potência. E por ter a melhor relação peso/potência, o Corolla Cross é mais rápido nas acelerações. Veja os números.

ITEM  COROLLA
CROSS
COMPASS
Potência Gasolina 169 cv 159 cv
Potência Etanol 177 cv 166 cv
Torque Gasolina 210 Nm 195 Nm
Torque Etanol 210 Nm 201 Nm
Peso/potência 8,0 kg/cv 9,3 kg/cv
0-100 km/h 9s8 10s6
Velocidade máxima 195 km/h 192 km/h

Finalmente, nas medidas, os dois carros se equivalem bastante. As diferenças são bem pequenas, mas ainda assim quase todas a favor do Corolla Cross: 4,4 cm no comprimento, 0,6 cm na largura e 0,4 cm na distância entre-eixos. O Compass, entretanto, é 1,8 cm mais alto. Claro, ele é mais utilitário, enquanto o Corolla Cross é mais crossover. Ambos estão dentro do conceito de SUV moderno, mas o Jeep não nega seu DNA off-road.

Toyota Corolla Cross: ainda precisa ser avaliado nas ruas e cidades.
Toyota Corolla Cross: ainda precisa ser avaliado nas ruas e cidades.
Foto: Toyota / Divulgação

O vão livre do Compass é muito maior: 21,0 cm contra 16,1 cm do Corolla Cross. Tanto que o Jeep se destaca também no ângulo central: 22° contra apenas 10°. Significa que na saída de uma rampa o Compass dificilmente vai raspar o assoalho, mas o Corolla Cross em muitos casos vai. Porém -- e aqui temos uma surpresa -- o Toyota vence o Jeep até nos ângulos de entrada (21° contra 16°) e de saída (36° contra 31°). 

Finalmente, o Corolla Cross tem um porta-malas maior (440 litros contra 410), um diâmetro de giro melhor (10,4 m contra 11,3), suporta mais peso (450 kg contra 400) e tem maior capacidade de reboque (700 kg contra 400). Nesse embate de equipamentos, dados técnicos e preços, o Toyota Corolla Cross XRE deu um banho no Jeep Compass Longitude Flex. Então vale a pena comprar o Toyota de olhos fechados? Não. Por enquanto, o máximo que conseguimos rodar com ele foi na pista da fábrica, em linha reta.

Jeep Compass: testado e aprovado durante quase cinco anos em ruas e estradas.
Jeep Compass: testado e aprovado durante quase cinco anos em ruas e estradas.
Foto: Jeep / Divulgação

Como o Toyota faz curvas? Ainda não sabemos. Os freios são eficientes? Bem, sentimos desvio na trajetória em frenagem de emergência. Para poder ganhar o aval de compra garantida, o Corolla Cross ainda precisa passar por nosso teste de rodagem na cidade e na estrada, em diferentes condições. Mas ele estreou bem. Quanto tempo vai durar a vantagem na questão do motor, por exemplo? Não muito. Ainda neste semestre a Jeep deve substituir o atual motor 2.0 aspirado flex de 166 cv por um novo 1.3 turbo de 180 com gasolina. A potência com etanol não foi divulgada. 

O líder promete reagir. Por enquanto, vale a pena comprar o Corolla Cross (desde que ele seja aprovado por você mesmo no test drive). Quanto ao Compass, terá que melhorar a versão Sport (R$ 138.320), dotando-a de mais equipamentos -- mesmo que se aproxime dos R$ 149.990 do Corolla Cross XRE -- e criar uma nova versão de entrada próxima do preço do Corolla Cross XE (R$ 139.990). Sua vantagem, por enquanto, é ter sido testado e aprovado em ruas e estradas durante quase cinco anos de mercado.

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