Corolla Cross e VW Taos vêm aí para derrubar o Jeep Compass
Novos SUVs da Toyota e da Volkswagen estão chegando e querem roubar os clientes do Jeep Compass. Veja como eles serão e o posicionamento
Desde 2016, quando a FCA passou a fabricar o Jeep Compass no Brasil, ele se tornou a mais atraente opção de SUV médio no mercado. Com várias configurações, o Compass atendeu diferentes demandas com motor flex ou a diesel, tração 4x2 ou 4x4, câmbio automático de seis ou de nove marchas. Agora, finalmente, o Jeep Compass deverá ter concorrência de verdade: ainda este ano chega o Volkswagen Taos e até abril do ano que vem estreia o Toyota Corolla Cross.
Os dois novíssimos SUVs da Toyota e da Volkswagen vão ocupar um espaço no qual o RAV4 e o Tiguan não se atreveram a entrar. Tanto o Toyota RAV4 (importado do Japão) quanto o Volkswagen Tiguan (importado do México) são caros; estão num patamar acima do Jeep Compass. Já o Taos e o Corolla Cross vêm com a mira apontada para o público do Compass. Para fazerem sucesso, entretanto, terão que oferecer uma boa gama de versões e preços próximos aos do Jeep.
O Corolla Cross já foi apresentado na Tailândia. O carro é fabricado na plataforma do novo Corolla e será produzido em Sorocaba (SP) a partir do primeiro trimestre de 2021. Ainda não sabemos se o Corolla Cross nacional usará a mesma frente do carro lançado na Tailândia, pois o design parece um tanto exótico para o consumidor brasileiro. Porém, considerando as últimas ousadias da Hyundai, é possível que carros com aparência estranha comecem a ser vendidos no Brasil.
O motor esperado para o Corolla Cross é o 2.0 aspirado de 177 cv usado pelo Toyota Corolla. Isso daria uma vantagem ao SUV japonês, pois o Jeep Compass 2.0 flex tem 166 cv de potência. Na Tailândia, o Corolla tem três versões híbridas e apenas uma com motor a combustão. É a versão de entrada, que usa um motor a gasolina de 140 cv e 177 Nm com câmbio CVT-i7 (automático de sete marchas). O carro tem 161 mm de vão livre do solo. Seu entre-eixos de 2,640 m é quase idêntico ao do Jeep Compass, que tem 2,636 m. O porta-malas do Corolla Cross tem capacidade para 487 litros, contra 410 do Compass.
Quanto ao Volkswagen Taos, que será apresentado no dia 13 de outubro, as informações são pequenas. Embora chegue antes, o Taos não teve nenhum modelo lançado em outra parte do mundo. O carro será produzido em General Pacheco, na Argentina, e terá um porte entre o T-Cross e o Tiguan. O motor será o 1.4 TSI (turbo com injeção direta) de 150 cv de potência e 250 Nm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Porém, ainda existe muito mistério sobre as medidas do carro e a capacidade do porta-malas.
Internamente, o Volkswagen Taos será bem previsível, seguindo o mesmo padrão do T-Cross e do Nivus. A Volks disse apenas que o Taos será caracterizado por altos níveis de segurança, tecnologia e conforto, bem como um design moderno e motores e transmissões de última geração. A tração será 4x2 (dianteira), assim como a do Corolla Cross. Nesse ponto, o Jeep Compass continuará sozinho no nicho de SUVs médios 4x4 a diesel.
Tanto por parte do Corolla Cross quanto do Taos espera-se novidades na área de conectividade. O Toyota, por exemplo, tem quadro de instrumentos digital de 7” e multimídia 9”. Na Volkswagen, o Taos deve vir equipado com a mesma multimídia do Nivus (VW Play), que é o melhor que a marca tem atualmente.
Considerando somente a configuração 4x2 com motor 2.0 aspirado flex, o Jeep Compass tem atualmente as seguintes versões: Sport por R$ 126.290, Longitude por R$ 139.690 e Limited por R4 159.390. Será que a Toyota e a Volkswagen conseguirão vender seus carros nessa faixa de preços? A Toyota tem atualmente três versões do Corolla 2.0 aspirado com os seguintes preços: GLi (R$ 110.190), XEi (R$ 121.690) e Altis (R$ 140.690). Os preços do RAV4 vão de R$ 219.990 a R$ 241.990. Do lado da Volks, o T-Cross é vendido com os seguintes preços: TSI (R$ 92.490), Comfortline (R$ 113.790) e Highline (R$ 122.390). Já o Tiguan mais barato parte de R$ 145.430 e vai até R$ R$ 210.680.
Como se vê pelos preços, a Toyota e a Volkswagen têm espaço para encaixar o Corolla Cross e o Taos exatamente na faixa operada pelo Jeep Compass flex, entre R$ 126 mil e R$ 160 mil. Com isso, a guerra pelo consumidor no mercado de SUVs sairá um pouco do nicho de compactos (segmento B) e se deslocará para um nicho acima, que as montadoras chamam de B+ (B superior).