Coronavírus muda os planos da Volkswagen para Amarok e Gol
A picape Amarok não será mais desenvolvida em conjunto com a Ford Ranger e a nova geração do Gol se torna uma incerteza
Acabou o sonho de uma dobradinha entre as picapes Amarok e Ranger, da Volkswagen e da Ford. Devido à pandemia de coronavírus e ao agravamento da crise econômica na Argentina, a Volkswagen desistiu do desenvolvimento conjunto das futuras gerações da Amarok e da Ranger. Segundo o site Autoblog, o fim do Projeto Cyclone na América do Sul foi revelado durante uma reunião da Ford com fornecedores. Em março, a indústria automobilística da Argentina -- que tentava se recuperar -- caiu 30,4% em relação a fevereiro, segundo a Adefa (associação similar à Anfavea no Brasil).
O mercado de comerciais leves caiu menos (19,8%), mas também acumjula perdas importantes no ano. O recuo dos comerciais é de 31,8%, enquanto o de automóveis de passeio é de 38,8%. Em função disso, e também da retração de vendas no Brasil, a Volkswagen está revendo os seus planos. Segundo o site AutoData, a Volkswagen do Brasil interrompeu as tratativas com a matriz alemã a respeito do próximo ciclo de investimentos. O SUV compacto Nivus (apesar do atraso no lançamento) está garantido, pois faz parte do atual ciclo de investimentos (R$ 7 bilhões).
O mesmo já não se pode dizer da nova geração do Gol. Assim como a picape Amarok, o Gol ainda tem boas vendas com a atual geração. No caso da Amarok, a Volkswagen deverá fazer mais um facelift na atual geração. E a nova geração, quando vier, será importada da Tailândia. Entre os carros compactos, o Gol, o Up e o Fox estão na corda bamba, pois necessitam de ajustes (especialmente o Gol e o Fox, há anos com a mesma geração). Com o cenário econômico muito incerto nos próximos meses, é possível que a Volkswagen tente adiar ainda mais a renovação do Gol e do Fox. O Up será reposicionado para quatro lugares, com menores custos de produção.