Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Design do novo Honda HR-V pode chocar o público tradicional

Honda revela no Salão de Pequim o SUV E: concept 100% elétrico, que pode antecipar linhas da próxima geração do HR-V. Mas há outros caminhos

28 set 2020 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários
Honda E: concept é um SUV totalmente elétrico, mas pode conter traços do novo HR-V.
Honda E: concept é um SUV totalmente elétrico, mas pode conter traços do novo HR-V.
Foto: Honda / Divulgação

Calma, este não é o novo Honda HR-V. Trata-se do E: concept, um SUV totalmente elétrico que foi apresentado pela Honda no sábado (26), na abertura do Salão de Pequim, na China. O carro antecipa o visual futurista dos futuros SUVs elétricos da Honda, mas também contém traços que podem aparecer na próxima geração do Honda HR-V, previsto para 2021, segundo comentários de especialistas. As marcas asiáticas estão fazendo mudanças radicais no design dos carros e pode ser que a Honda siga o mesmo rumo.

Na verdade, a Honda costuma ser uma das mais ousadas. Até hoje a fórmula sedã-cupê do Honda Civic não foi acompanhada por seus rivais Toyota Corolla e Nissan Sentra. Recentemente, a Toyota apresentou o Corolla Cross com uma grade exagerada. Mas a maior quebra de paradigma em relação ao design aconteceu com a nova geração do Hyundai Creta, que radicalizou ainda mais o visual que estreou no novo HB20. Recentemente, o novo Hyundai Tucson também surpreendeu ao apresentar um design frontal no qual a grade e os faróis parecem ser uma coisa só.

Projeção do novo Honda HR-V com design tipicamente asiático e duas enormes aberturas na parte de baixo.
Projeção do novo Honda HR-V com design tipicamente asiático e duas enormes aberturas na parte de baixo.
Foto: Honda / Divulgação

Mas, afinal, o que o SUV elétrico E: concept da Honda tem que poderia ser adotado no HR-V e chocar o público? Na parte dianteira, os faróis muito estreitos e afilados, bem como as lanternas com a mesma linguagem visual. Nas laterais, uma linha de cintura menos ascendente. A presença do E: concept em Pequim levantou especulações por parte da mídia especializada. Porém, há outro caminho, totalmente diferente do design do E: concept, que também pode chocar os fãs do HR-V.

Projeção do novo Honda HR-V: faróis finos dando seguimento às linhas da grade em V.
Projeção do novo Honda HR-V: faróis finos dando seguimento às linhas da grade em V.
Foto: Autocar / Reprodução

Várias projeções de design já foram publicadas mundo afora e mostram uma grade em V, como a dos Nissan, porém a “letra” mais achatada. E as extremidades deste V abrigariam dois faróis bem finos dando continuidade à linha. Abaixo dos faróis, as cavidades que abrigam os faróis auxiliares seriam bem grandes. A Mitsubishi foi mais ou menos nessa linha no novo Pajero Sport, com duas grandes áreas nas extremidades baixas, mas ela não forma um V e sim um X bem aberto.

E: concept da Honda pode  indicar futura linguagem visual dos SUVs da marca.
E: concept da Honda pode indicar futura linguagem visual dos SUVs da marca.
Foto: Honda / Divulgação

Voltando ao E: concept, outra característica que pode ser herdada pelo novo HR-V é o capô mais longo e a carroceria recuada. Trata-se de outra tendência e já a vimos recentemente na nova geração do Peugeot 208. A pegada esportiva do Honda HR-V será mantida. Espera-se que as maçanetas das portas traseiras continuem embutidas, para acentuar sua silhueta de SUV cupê.

Novo Hyundai Creta tem grade enorme e ousada, além de faróis com desenho incomum.
Novo Hyundai Creta tem grade enorme e ousada, além de faróis com desenho incomum.
Foto: Hyundai / Divulgação

Com a globalização dos carros, os estilistas estão buscando formas que agradem os mais diferentes tipos de público. Se a Honda optar pela tendência asiática de design, não será difícil chocar o consumidor brasileiro. O design é o primeiro item de compra em muitos carros. Tanto que a Hyundai precisou aliviar os traços da grade dianteira do novo HB20, que teve forte reação por parte dos consumidores. 

Corolla Cross, futuro SUV médio da Toyota, também estreou na Ásia com dianteira polêmica.
Corolla Cross, futuro SUV médio da Toyota, também estreou na Ásia com dianteira polêmica.
Foto: Toyota / Divulgação

Durante seus primeiros anos, o Honda HR-V foi imbatível no segmento de SUVs compactos. Porém, suas vendas caíram e hoje o carro japonês é apenas o 6º colocado na categoria, com 20,8 mil emplacamentos acumulados. Ele está atrás do Volkswagen T-Cross (41,2 mil), Jeep Renegade (35,5 mil), Hyundai Creta (29,6 mil), Chevrolet Tracker (28,7 mil e Nissan Kicks (24,9 mil).

Novo Hyundai Tucson tem design surpreendente nesta quarta geração, escondendo os faróis.
Novo Hyundai Tucson tem design surpreendente nesta quarta geração, escondendo os faróis.
Foto: Hyundai / Divulgação

Outro carro que teve uma mudança radical de design foi o Renault Stepway, que é vendido na Europa como Dacia (marca romena da Aliança Renault Nissan Mitsubishi). O Sandero Stepway, como ainda é chamado pelo fabricante, mudou totalmente a frente e ficou irreconhecível. Da mesma forma, a Chevrolet S10 utilizou um design diferente para a versão High Country, a fim de diferenciá-la do restante da linha.

Cintura reta, sem a linha ascendente do carro atual, seria uma novidade.
Cintura reta, sem a linha ascendente do carro atual, seria uma novidade.
Foto: Honda / Divulgação
Fonte: Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Seu Terra