Design do novo Honda HR-V pode chocar o público tradicional
Honda revela no Salão de Pequim o SUV E: concept 100% elétrico, que pode antecipar linhas da próxima geração do HR-V. Mas há outros caminhos
Calma, este não é o novo Honda HR-V. Trata-se do E: concept, um SUV totalmente elétrico que foi apresentado pela Honda no sábado (26), na abertura do Salão de Pequim, na China. O carro antecipa o visual futurista dos futuros SUVs elétricos da Honda, mas também contém traços que podem aparecer na próxima geração do Honda HR-V, previsto para 2021, segundo comentários de especialistas. As marcas asiáticas estão fazendo mudanças radicais no design dos carros e pode ser que a Honda siga o mesmo rumo.
Na verdade, a Honda costuma ser uma das mais ousadas. Até hoje a fórmula sedã-cupê do Honda Civic não foi acompanhada por seus rivais Toyota Corolla e Nissan Sentra. Recentemente, a Toyota apresentou o Corolla Cross com uma grade exagerada. Mas a maior quebra de paradigma em relação ao design aconteceu com a nova geração do Hyundai Creta, que radicalizou ainda mais o visual que estreou no novo HB20. Recentemente, o novo Hyundai Tucson também surpreendeu ao apresentar um design frontal no qual a grade e os faróis parecem ser uma coisa só.
Mas, afinal, o que o SUV elétrico E: concept da Honda tem que poderia ser adotado no HR-V e chocar o público? Na parte dianteira, os faróis muito estreitos e afilados, bem como as lanternas com a mesma linguagem visual. Nas laterais, uma linha de cintura menos ascendente. A presença do E: concept em Pequim levantou especulações por parte da mídia especializada. Porém, há outro caminho, totalmente diferente do design do E: concept, que também pode chocar os fãs do HR-V.
Várias projeções de design já foram publicadas mundo afora e mostram uma grade em V, como a dos Nissan, porém a “letra” mais achatada. E as extremidades deste V abrigariam dois faróis bem finos dando continuidade à linha. Abaixo dos faróis, as cavidades que abrigam os faróis auxiliares seriam bem grandes. A Mitsubishi foi mais ou menos nessa linha no novo Pajero Sport, com duas grandes áreas nas extremidades baixas, mas ela não forma um V e sim um X bem aberto.
Voltando ao E: concept, outra característica que pode ser herdada pelo novo HR-V é o capô mais longo e a carroceria recuada. Trata-se de outra tendência e já a vimos recentemente na nova geração do Peugeot 208. A pegada esportiva do Honda HR-V será mantida. Espera-se que as maçanetas das portas traseiras continuem embutidas, para acentuar sua silhueta de SUV cupê.
Com a globalização dos carros, os estilistas estão buscando formas que agradem os mais diferentes tipos de público. Se a Honda optar pela tendência asiática de design, não será difícil chocar o consumidor brasileiro. O design é o primeiro item de compra em muitos carros. Tanto que a Hyundai precisou aliviar os traços da grade dianteira do novo HB20, que teve forte reação por parte dos consumidores.
Durante seus primeiros anos, o Honda HR-V foi imbatível no segmento de SUVs compactos. Porém, suas vendas caíram e hoje o carro japonês é apenas o 6º colocado na categoria, com 20,8 mil emplacamentos acumulados. Ele está atrás do Volkswagen T-Cross (41,2 mil), Jeep Renegade (35,5 mil), Hyundai Creta (29,6 mil), Chevrolet Tracker (28,7 mil e Nissan Kicks (24,9 mil).
Outro carro que teve uma mudança radical de design foi o Renault Stepway, que é vendido na Europa como Dacia (marca romena da Aliança Renault Nissan Mitsubishi). O Sandero Stepway, como ainda é chamado pelo fabricante, mudou totalmente a frente e ficou irreconhecível. Da mesma forma, a Chevrolet S10 utilizou um design diferente para a versão High Country, a fim de diferenciá-la do restante da linha.