Do Hyundai HB20 ao Audi A3, o ranking dos hatches em 2021
Veja o ranking completo dos hatches divididos em três grupos e saiba por que seis carros já saíram de linha (e um dos top 6 vai sair)
O Hyundai HB20 ficou em 1º lugar entre os hatches mais vendidos de 2021 com 86,5 mil emplacamentos. Pela primeira vez na história, o HB20 é o automóvel de passeio número 1 do país - perdeu apenas para a Fiat Strada no ranking geral, incluindo os comerciais leves. Em 2º lugar ficou o Fiat Argo com 84.644, um desempenho recorde para ele.
O ex-campeão geral, Chevrolet Onix, recuperou-se nos meses finais e chegou em 3º lugar com 73,6 mil vendas. O Volkswagen Gol terminou em 4º lugar com 66,2 mil licenciamentos, porém é um carro top 10 já marcado para morrer. Em 2023 chegará o substituto do Gol, cuja geração é de 2008.
Em 5º lugar entre os hatches ficou o Fiat Mobi com 65,9 mil. Foi uma venda histórica para o Mobi, que manteve a hegemonia na categoria de subcompactos. Logo atrás, em 6º lugar, veio o Renault Kwid (seu rival direto) com 52,9 mil vendas.
P | HATCH | VENDAS |
1º | Hyundai HB20 | 86.455 |
2º | Fiat Argo | 84.644 |
3º | Chevrolet Onix | 73.623 |
4º | Volkswagen Gol | 66.228 |
5º | Fiat Mobi | 65.916 |
6º | Renault Kwid | 52.916 |
O 7º colocado foi o Toyota Yaris, porém com 30 mil vendas a menos e 21,1 mil emplacamentos. Por isso, já o incluímos no segundo grupo dos hatches. O Fiat Uno terminou em 8º lugar com 20,6 mil, mas já saiu de produção. Restou aos fãs do carro que revolucionou o mercado nos anos 90, com a versão Mille, apenas uma série especial de despedida, Uno Ciao.
Em 9º lugar, com uma venda ruim para sua qualidade como produto, chegou o Volkswagen Polo, que emplacou 19,2 mil unidades. Já o VW Fox, com 17,9 mil, também saiu de linha, mas fechou o ano em 10º lugar.
Em 11º lugar, muito próximo do Fox, chegou o Peugeot 208 com 16,3 mil vendas - um salto impressionante para quem tinha vendido apenas 4,4 mil unidades em 2020. Outro modelo de marca francesa, o Renault Sandero, ficou em 12º lugar com 12,4 mil.
O Ford Ka - mais um que saiu de linha - chegou em 13º lugar com 8,5 mil vendas. Para dar uma ideia de como é difícil ser lucrativo neste segmento, o Ka tinha ficado no top 4 de 2020 com 67,4 mil vendas e mesmo assim a Ford abriu mão dele.
P | HATCH | VENDAS |
7º | Toyota Yaris | 21.126 |
8º | Fiat Uno | 20.555 |
9º | Volkswagen Polo | 19.196 |
10º | Volkswagen Fox | 17.933 |
11º | Peugeot 208 | 16.933 |
12º | Renault Sandero | 12.442 |
13º | Ford Ka | 8.464 |
A partir do 14º lugar o volume de vendas é bem baixo - e quem vem nesta posição é o Volkswagen Up com menos de 2 mil emplacamentos. Ele também saiu de linha no ano passado. O 15º colocado é o Chevrolet Cruze. Mesmo com apenas 1,7 mil vendas, ele é o número 1 na quase extinta categoria de hatches médios (que já teve VW Golf e Ford Focus, entre outros ótimos carros).
Em 16º lugar ficou o Toyota Etios, quinto hatchback a sair de produção no ano passado. O Etios teve 1,1 mil vendas. A partir do Mini Cooper, 17º colocado com 948 vendas, todos os hatches são importados. Em 18º lugar chegou o Nissan Leaf, que foi o carro elétrico mais vendido de 2021 com 439 mil unidades emplacadas.
O 19º colocado foi o BMW i3, também do segmento de veículos elétricos, com 178 licenciamentos. O Kia Rio - que também saiu de linha - conseguiu entrar no top 20 em 20º lugar com 169 vendas. O Mercedes-Benz Classe A veio em seguida, em 21º, com 156 unidades vendidas.
O Fiat 500e - primeiro carro elétrico da marca número 1 do Brasil - chegou em 22º lugar com 146 vendas. O BMW Série 1 terminou em 23º lugar com 124 emplacamentos. Fechando a lista, em 24º lugar, o Audi A3 obteve apenas 114 vendas - ele que já foi fabricado no Brasil, em outros tempos. Veja abaixo o ranking do terceiro grupo de hatchbacks.
P | HATCH | VENDAS |
14º | Volkwagen Up | 1.978 |
15º | Chevrolet Cruze | 1.733 |
16º | Toyota Etios | 1.096 |
17º | Mini Cooper | 948 |
18º | Nissan Leaf | 439 |
19º | BMW i3 | 178 |
20º | Kia Rio | 169 |
21º | Mercedes Classe A | 156 |
22º | Fiat 500e | 146 |
23º | BMW Série 1 | 124 |
24º | Audi A3 | 114 |
Dentro de seu segmento, dos hatches compactos, que fechou com queda de 28% frente a 2020, o HB20 viu sua participação subir de 18% para mais de 25% de um ano para outro, graças à manutenção constante de seu volume de vendas ao longo dos meses de 2021.