Dupla Mobi-Uno, da Fiat, assume liderança em março
Fiat aposta nos modelos de entrada Mobi e Uno e já vê sua dupla de compactos vender mais do que os líderes Strada e Onix
A primeira quinzena de março traz várias surpresas no mercado de carros. Pela primeira vez na história, a dupla de compactos de entrada da Fiat, Mobi e Uno, soma volume de vendas suficiente para colocá-la na liderança do ranking. Juntos, Mobi e Uno já venderam mais do que Fiat Strada e Chevrolet Onix.
A Fiat é a primeira marca a apostar fortemente em carros de entrada. A Volkswagen ensaiou uma estratégia com a dupla Gol e Voyage, mas perdeu o fôlego e não obteve o mesmo sucesso da dupla Mobi e Uno. Analistas consideram que Mobi e Uno crescem por causa dos aumentos dos carros nas outras categorias.
O Fiat Strada é o novo líder, segundo os dados de 15 dias de venda divulgados pela Fenabrave. A picape já abriu 632 unidades sobre o hexacampeão nacional de vendas. No acumulado do ano, a diferença do Fiat Strada para o Chevrolet Onix caiu para 1.594 carros. A GM enfrenta falta de peças para a produção do Onix em Gravataí (RS). A Fiat também reduziu a produção em Betim (MG), mas uma fonte disse ao Guia do Carro que o ritmo da picape Strada não foi reduzido.
POS. | CARRO | VENDAS MAR | VENDAS ANO |
1º | Fiat Strada | 5.490 | 24.091 |
2º | Chevrolet Onix | 4.858 | 25.685 |
3º | Hyundai HB20 | 3.781 | 19.434 |
4º | Fiat Mobi | 3.757 | 14.556 |
5º | Chevrolet Onix Plus | 3.273 | 16.913 |
12º | Fiat Uno | 2.748 | 6.770 |
Na soma da primeira quinzena de março, os Fiat Mobi e Uno já emplacaram 6.505 unidades. Com esse resultado, a dupla subcompacto/compacto tem mais de 1.000 carros de vantagem sobre a picape Strada. Com relação ao Onix, a vantagem já ultrapassa 1.600 unidades. No acumulado do ano, a dupla Mobi-Uno já soma 21.356 emplacamentos, o que a colocaria em 3º lugar no ranking.
O Fiat Mobi parte de R$ 42.278 e chega a R$ 50.716. O Uno parte de R$ 54.375 e sua versão mais cara custa R$ 62.010. Recentemente, a Fiat revelou que o Uno pode deixar de ser vendido no Brasil, mas talvez continue sendo produzido para outros países da América do Sul. A decisão deve ocorrer este ano.
É possível que a Stellantis esteja testando a capacidade de reação do Fiat Uno. Se mantiver o ritmo de vendas da primeira quinzena, o Uno terminará o mês com cerca de 5,5 mil emplacamentos. Seria seu melhor resultado desde maio de 2017, quando vendeu 5.482 unidades.