Duster: 10 anos do modelo que esquentou o segmento de SUVs
Renault celebra 10 anos do Duster no Brasil. Em uma década, modelo vendeu mais de 315 mil unidades e foi o 1º oponente de peso do EcoSport
Alguns carros podem mudar o panorama de um segmento por completo. Foi isso que aconteceu com o Renault Duster, que esquentou de vez o segmento de SUVs compactos no Brasil. A marca francesa foi a primeira a apostar em um oponente direto para o finado Ford EcoSport, e agora comemora os 10 anos do Duster no Brasil. Durante esse período, o Duster já teve mais de 319 mil unidades comercializadas localmente, e mais de 3,5 milhões no mundo. O sucesso comercial do modelo fez com que várias outras montadoras também apostassem em SUVs compactos no país.
A versão brasileira do Dacia Duster romeno foi lançada em outubro de 2011 no Brasil. Oferecido com diferentes opções de motorização e equipamentos, bem como opções de tração 4x2 e 4x4, o Renault Duster se tornou líder do segmento à época, e trazia como destaques o amplo espaço interno e o grande vão livre do solo. Em 2012, o Duster vendeu mais de 40 mil unidades no Brasil, atingindo no ano seguinte a marca de 100 mil veículos produzidos no país.
Em 2014, o modelo ultrapassou o número de 1 milhão de unidades fabricadas mundialmente. Na época, era vendido em mais de 100 países (hoje são 65). O Duster que completou essa importante marca foi produzido pela Renault em São José dos Pinhais (PR), que já produziu mais de 430 mil unidades do SUV desde 2011. Em 2015, o Duster passou pela primeira reestilização no Brasil. O modelo ganhou novos faróis e lanternas, além de uma nova grade frontal. Por dentro, as novidades foram o console central redesenhado, um novo quadro de instrumentos e mais equipamentos.
Em 2020, a Renault lançou a segunda geração do Duster no Brasil. Com design totalmente renovado, o SUV evoluiu em diferentes aspectos, dentre eles a ergonomia e o acabamento interno, uma das principais críticas da primeira geração do SUV. Outra novidade foi a estreia de novos equipamentos, como a central multimídia Easy Link de 8’’ com Android Auto e Apple CarPlay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.
O porta-malas de 475 litros é o maior dentre os SUVs compactos, e também é um dos destaques do novo Duster. Atualmente, o modelo é comercializado nas versões Zen, Intense e Iconic, todas equipadas com o motor 1.6 SCe de 120 cv e 159 Nm. O câmbio pode ser um manual de 5 marchas (apenas na versão Zen), ou um automático do tipo CVT. Os preços partem de R$ 94.690 e chegam a R$ 115.290, sem opcionais.
Em setembro de 2021, o Duster vendeu 1.056 unidades, ficando em 8º lugar entre os SUVs compactos. No acumulado do ano, foram 17.482 emplacamentos. Para 2022, o modelo vive a expectativa pela chegada de um leve facelift, que estreou na versão romena. A principal novidade, no entanto, deve ficar sob o capô: o SUV pode receber o motor 1.3 turbo de 170 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes, que estreou na reestilização do Captur.
Linha do tempo do Duster
2010 – Lançamento do Dacia Duster na Europa
2011 – Lançamento do Renault Duster no Brasil
2012 – Lançamento do Duster Tech Road, série limitada que estreou o Media NAV na Renault
2013 – 100 mil unidades produzidas no Brasil e lançamento da série limitada Tech Road II
2014 – 150 mil unidades produzidas no Brasil e 1 milhão de unidades produzidas no mundo
2015 – Lançamento da série limitada Duster Dakar e mudanças de design e equipamentos
2016 – Introdução da transmissão X-Tronic CVT
2017 – Lançamento da série limitada Duster Dakar II
2019 – Lançamento da série limitada Duster GoPro
2020 – Lançamento da segunda geração no Brasil