Eis a nova Toro 2022: acabou o segredo da Fiat!
Duas fotos vazadas na internet permitiram ao designer Renato Aspromonte antecipar em detalhes a nova Fiat Toro 2022
Nos últimos meses muitas marcas revelaram seus projetos anti-Toro. Agora é a vez de a própria Fiat responder a esses ataques. Muito em breve a marca italiana da Stellantis -- maior montadora de carros do Brasil -- revelará a nova Toro 2022. Mas nem foi preciso esperar e o segredo vazou. Por isso, já apresentamos aqui a “cara” da nova Toro 2022, numa renderização feita pelo designer brasileiro Renato Aspromonte.
Uma foto da parte dianteira da nova Toro 2022 vazou na internet por meio do perfil do jornalista pernambucano Jorge Moraes no Instagram. A Fiat fabrica a Toro em Goiana (PE), cidade que fica localizada entre Recife e João Pessoa. A foto mostra a grade frontal da nova Toro 2022 mais alargada do que é hoje. O conjunto óptico continua sendo dividido, com a parte superior bem fina, o que é marcante na Toro.
É uma divisão em três níveis. Na parte superior ficam as luzes diurnas e as setas de direção, que podem ser de led em algumas versões. Na parte central ficam os faróis, que também podem ter nova tecnologia. Na parte inferior ficam os faróis de neblina. Além do formato da grade, o para-choque também mudou e o logotipo é o novo da Fiat em formato script, mais moderno.
“O design ficou mais conservador do que esperávamos”, comentou Renato Aspromonte, que tem vários trabalhos publicados no perfil OverboostBR, no Instagram. De qualquer forma, o que não se vê também é interessante. A nova Toro 2022 deve ser o primeiro carro da Fiat a usar o inédito motor 1.3 turbo de 180 cv e 270 Nm (com gasolina), que vai equipar o novo Jeep Compass e o inédito SUV de 7 lugares da Jeep. O motor 1.3 turbo deve substituir o atual 1.8 aspirado da Toro.
Por dentro, também haverá novidades. Quem publicou uma foto vazada foi Jonathan Machado, em seu perfil Motor Drive, no Instagram. Dá para ver claramente que a nova Toro 2022 adotará uma nova central multimídia com um enorme display central fixado na posição vertical. É uma solução adotada pela Volvo, mas não é unanimidade, pois faz com que a leitura seja vertical e não horizontal, que é mais confortável para os olhos e, portanto, mais segura.
A Fiat não comentou sobre os vazamentos. Mas, claro, esteve atenta aos movimentos de todos os modelos que se candidataram a ser a anti-Toro a partir deste ano: nova Chevrolet Montana, Ford Maverick, Volkswagen Tarok e Hyundai Santa Cruz. Por enquanto, só a Fiat Toro e a Renault Oroch disputam a interessante categoria de picapes compactas monobloco derivadas de SUV. A Toro liderou em 2020 com 53.974 vendas, seguida de longe pela Oroch com 6.070.