Eis o Nivus, novo cupê urbano "inteligente" da Volkswagen
Design arrebatador de SUV cupê revela ousadia da VW, que estreia novo logotipo e um sistema multimídia inovador. Veja galeria com 26 fotos
O Volkswagen Nivus finalmente foi revelado por inteiro. O carro fez sua estreia mundial hoje (28) em uma live na internet, a partir de São Bernardo do Campo (SP). O Nivus é um cupê urbano compacto, de quatro portas, com design de SUV cupê. Toda a criação e desenvolvimento do Nivus foi feito no Brasil. Segundo a Volkswagen, o Nivus é o “primeiro smart car” do país, ou seja, um “carro inteligente”.
O conceito de “carro inteligente” por trás do Nivus tem a ver com a nova central multimídia VW Play, que traz tela tátil de 10” de alta resolução, antirriscos e com “botões virtuais”. A novidade é que o sistema permite uma série de serviços e streaming. Entretanto, será opcional em todas as versões.
O novíssimo Volkswagen Nivus inaugura uma “nova atitude” da marca, que pretende ser “mais próxima das pessoas”. O Nivus estreia o novo logotipo mundial VW, minimalista, e promete introduzir novas cores no portfólio de carros.
O Nivus inicia sua produção na fábrica Anchieta dentro de duas semanas. Ainda em junho ele começará a ser vendido no Brasil. Na Argentina, ele será lançado no final de 2020. Nos demais países da América Latina, as vendas começam no primeiro semestre de 2021. O Volkswagen Nivus também será produzido na Espanha e vendido na Europa a partir do segundo semestre do ano que vem.
Apesar da pandemia de coronavírus, a Volkswagen acredita que os consumidores poderão conhecer bem o carro de forma virtual. Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente poderá ver todos os detalhes do carro em 3D. “Mais de 85% das concessionárias no Brasil estarão equipadas com essa estrutura completa de realidade virtual”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing. Haverá benefício exclusivos para os clientes que fizerem a pré-venda.
O motor será exclusivamente o 200 TSI, ou seja, 1.0 turbo com injeção direta. Esse motor de três cilindros (EA211) desenvolve 128 cv de potência e entrega 200 Nm de torque. O câmbio será exclusivamente automático de seis marchas. Inicialmente, a Volkswagen tinha intenção de oferecer opção de câmbio manual, mas desistiu depois de conversas com os concessionários.
O Nivus é feito na plataforma MQB, a mesmo do hatch Polo e do SUV T-Cross. Porém, ele busca um consumidor diferente. O Nivus pretende conquistar um público mais jovem e conectado, enquanto o T-Cross é dirigido para a família. O cupê urbano tem 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura e 1,493 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,566 m. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e a tampa pode ser aberta por um dos “botões virtuais” do VW Play.
A preocupação com a segurança continua sendo um fator importante para a Volkswagen. Portanto, o Nivus chega com piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência (AEB), caso o veículo identifique risco iminente de uma colisão frontal. O carro também trás detector de fadiga, isofix, top-tether, controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampas e câmera de ré. Faróis, lanternas e luzes diurnas são de LED.
O conceito de “carro inteligente” introduzido pela Volks no Brasil está relacionado com a incrível capacidade do VW Play. São 10 GB de memória para que os clientes façam downloads. A Volkswagen firmou parceria com Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegador) e iFood (delivery de comida).