Escolha seu carro: Volkswagen Jetta 1.4 Turbo
Com versões de R$ 99.990 (250 TSI), R$ 114.990 (Comfortline) e R$ 121.990 (R-Line), o sedã médio entrega desempenho, estilo e conforto
Para quem está em quarentena, uma das maneiras de preencher o tempo com qualidade é pesquisando com calma a compra do próximo automóvel. Para ajudar na escolha, o GUIA DO CARRO publica o resumo do Volkswagen Jetta 1.4 Turbo, que tem três versões numa faixa de preço de R$ 22 mil. A versão de entrada é a 250 TSI, que custa R$ 99.990, mas saiu do catálogo em 2020 (portanto, só vale o que tem em estoque). A intermediária é a Comfortline, que sai por R$ 114.990. A versão superior é a R-Line, à venda por R$ 121.990. O Jetta tem ainda a versão GLi 350 TSI, mas ela usa o motor 2.0 turbo e custa R$ 147.990, por isso não é comparável aqui.
O nome 250 TSI vem do torque de 250 Nm e indica que o motor 1.4 é turbo com injeção direta de combustível. A sétima geração estreou na linha 2018. Portanto, tudo ainda é novo no Volkswagen Jetta. Ele ficou 6 cm maior, ganhou sofisticação e seu motor tem 150 cv de potência. Apesar de ser a versão sedã do Golf, o Volkswagen Jetta tem o design mais parecido com o do Passat (o sedã superior da marca). A grade dianteira é inspirada no Passat. A distância entre-eixos cresceu 3,5 cm (o que aumentou o espaço interno). O design também ganhou vincos para ressaltar sua esportividade.
A traseira do Volkswagen Jetta ficou mais alongada, mas o porta-malas manteve os 510 litros de capacidade. Por dentro, o painel e as portas dianteiras ganharam revestimento macio e combinação com black piano e plástico imitando aço escovado. A tela multimídia do Jetta mudou de posição com as saídas de ar e isso melhorou a visibilidade, pois o motorista não precisa baixar os olhos.
Jetta Highline
- A central multimídia é facílima de usar e tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de navegador por GPS. Muitos itens do Volkswagen Jetta R-Line podem ser configurados ao gosto do motorista e/ou dos passageiros.
- A lista de equipamentos do Jetta R-Line inclui quadro de instrumentos digital de 10,2”, ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro, seis airbags, luzes de LED com DRL, piloto automático adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, entre outros.
- O sedã da Volks tem seletor de modos de condução, que modifica os parâmetros do motor e câmbio, da direção, do ar-condicionado.
- É incompreensível a ausência de borboletas no volante em um carro com estilo esportivo como o Jetta R-Design.
- O banco do motorista do Volkswagen Jetta não em ajuste elétrico. E o banco do passageiro não tem ajuste de altura.
- O console, a alavanca de câmbio e os comandos do ar-condicionado foram herdados do Jetta anterior.
- O Volkswagen Jetta tem um túnel central que atrapalha o conforto para as pernas do passageiro do meio na parte de trás. Além disso, o acabamento da traseira não é requintado como da dianteira.
Jetta Comfortline
- Em relação ao R-Line, o Volkswagen Jetta Comfortline perde principalmente os aspectos estéticos da versão esportivada. Ele também vem sem o quadro de instrumentos digital, o piloto automático adaptativo (mantém o normal) e o bloqueio eletrônico do diferencial.
- A central multimídia do Jetta Comfortline é igual à do R-Line. Ela tem Android Auto e Apple CarPlay, além de GPS.
- O Volkswagen Jetta Comfortline vem com ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro, seis airbags, luzes de LED com DRL e piloto automático.
Jetta 250 TSI
- A central multimídia do VW Jetta de entrada tem Android Auto e Apple CarPlay e é fácil de usar.
- Mesmo na versão mais acessível, o Volkswagen Jetta vem com ar-condicionado de duas zonas, seis airbags, luzes de LED com DRL e piloto automático.
- Em relação ao Comfortline (intermediário), o Volkswagen Jetta de entrada perde o descansa-braço central, a partida sem chave, o volante e os bancos de couro, a câmera de ré, o modo de condução, o piloto automático adaptativo e o navegador por GPS, entre outros itens menos importantes.
- O Volkswagen Jetta 250 TSI também vem com rodas de liga leve menores (aro 16).
- A versão 250 TSI não tem ajuste de profundidade no volante.
- O banco do passageiro não tem ajuste de altura.
Os números
- Motor: 1.4 turbo flex
- Potência: 150 cv a 5.000 rpm (g/e)
- Torque: 250 Nm a 1.400 rpm (g/e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,702 m
- Largura: 1,799 m
- Altura: 1,474 m
- Entre-eixos: 2,688 m
- Peso: 1.331 kg
- Pneus: 205/55 R17 e 205/60 R16 (250 TSI)
- Porta-malas: 510 litros
- Tanque: 50 litros
- 0-100 km/h: 8s9
- Velocidade máxima: 210 km/h
- Consumo cidade: 10,9 km/l (g)
- Consumo estrada: 14,0 km/l (g)
- Emissão de CO2: 110 g/km