Esportivo Renault Sandero R.S. sai de linha no Brasil
Último lote do Sandero R.S. terá 100 unidades para o mercado brasileiro e marca o fim do esportivo com motor 2.0 de 150 cv e câmbio manual
Após seis anos de mercado, o Renault Sandero R.S. está prestes a sair de linha no Brasil. Rumores indicam que o último lote do hatch esportivo foi produzido pela Renault neste mês. Além das vendas baixas, o fim do Sandero R.S. também se deve às novas regras de emissões e ruídos do Proconve L7, que entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. As informações foram publicadas pela revista Quatro Rodas e pelo Jornal do Carro.
Com isso, as últimas unidades do Sandero R.S. devem chegar em breve às concessionárias da Renault. Ainda segundo a apuração da revista, o lote final do modelo teve 130 unidades produzidas em São José dos Pinhais (PR) ao longo deste mês, sendo 100 delas destinadas ao mercado brasileiro e 30 para a Argentina. Lançado em 2015, o Sandero R.S. foi o primeiro modelo Renault Sport projetado e produzido fora da França.
O destaque do hatch é a combinação entre o motor 2.0 aspirado de 150 cv e 205 Nm de torque e o câmbio manual de 6 marchas. Além do novo conjunto mecânico, o Sandero R.S. também traz ajustes na suspensão, na direção, no controle de estabilidade e nos freios, que são a disco nas 4 rodas. Por fora, o visual também traz elementos exclusivos da versão esportiva, como o para-choque com design mais agressivo e as rodas de 17’’.
Dentre as alternativas para o novo regulamento de emissões, uma atualização do motor 2.0 está descartada. Datado do início dos anos 2000, o motor equipa atualmente apenas o hatch esportivo, e já não é mais oferecido no Duster e na picape Duster Oroch. Como o volume de vendas do Sandero R.S. é baixo, não seria vantajoso financeiramente para a Renault investir nesse motor. De janeiro a setembro de 2020, foram vendidas apenas 200 unidades da versão esportiva, cerca de 1% das vendas totais do Sandero no período.
Outra saída seria equipar o Sandero R.S. com o novo motor 1.3 turbo de 170 cv e 270 Nm que estreou na reestilização do Captur e que deve equipar futuramente o Duster. Essa decisão, no entanto, esbarra novamente nos custos, ainda mais com o novo foco da Renault em modelos de maior rentabilidade, como os SUVs.
Consultamos a Renault, que afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto. O hatch esportivo deve permanecer no site da Renault enquanto durarem os estoques nas concessionárias, ou até março, quando se encerra o prazo para a venda de unidades que não atendem o novo padrão do Proconve L7. Atualmente, o Renault Sandero R.S. parte de R$ 95.790.
Quanto às demais versões do Sandero, a produção deve ser mantida até pelo menos o início de 2024, quando entram em vigor as novas regras de segurança, que exigem equipamentos como controles de tração e estabilidade como itens de série. Com a mudança nos planos da Renault, a terceira geração do modelo -- assim como o sedã Logan e o aventureiro Stepway -- não deve mais chegar ao Brasil.