FCA retoma a produção de carros da Fiat e da Jeep no Brasil
Fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE) ficaram fechadas por 48 dias por conta da pandemia de Covid-19. Meta é 2.600 carros/dia, mas não já
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou a retomada da produção de veículos Fiat e Jeep nas fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE). O reinício das atividades aconteceu nesta segunda-feira (11), marcando o encerramento de uma paralisação de 48 dias por conta da pandemia do novo coronavírus.
Em comunicado, o grupo industrial destaca que o retorno ao trabalho será feito de maneira gradual até que se atinja o ritmo de produção normal, que até março era de 1.600 veículos/dia em Betim e 1.000 veículos/dia em Goiana, totalizando 2.600 veículos/dia. Os trabalhadores dos setores administrativos seguem em esquema de home office.
A prioridade inicialmente é o treinamento dos funcionários dentro dos novos padrões de segurança e sanitização, além da revisão de todos os equipamentos e processos. Além de um sistema online de avaliação do estado de saúde do trabalhador e familiares, a FCA aumentou o número de ônibus fretados para garantir o transporte de passageiros com maior espaçamento interno. O uso de máscara é obrigatório nas instalações industriais e no transporte e a limpeza das áreas comuns passou a ser realizada com um padrão semelhante ao dos hospitais, com uso de hipoclorito de sódio e álcool com concentração de 70%.
Dentro da fábrica, câmeras e termômetros são utilizados para monitorar — mais de uma vez ao dia — a temperatura corporal de quem acessa a fábrica. Caso seja identificado um caso suspeito de contaminação, o funcionário será retirado da linha e toda a sua área de trabalho será isolada, com a sanitização do local sendo realizada por uma equipe treinada para a limpeza de áreas contaminadas.