Fiat Argo assume 1º lugar em vendas; Onix desaba para 11º
Surpresa no ranking de maio: Fiat Argo supera picape Strada e chega pela primeira vez à liderança; Stellantis tem os quatro mais vendidos
Mudança de posição na liderança do mercado brasileiro de carros: o Fiat Argo assume pela primeira vez o 1º lugar em vendas. O hatch compacto superou a picape Fiat Strada, com a qual divide a linha de montagem de Betim (MG), e terminou a primeira quinzena de maio em segundo lugar. Os números foram divulgados pela Fenabrave. O Argo conseguiu 5.318 emplacamentos, contra 4.833 da Strada.
A surpreendente liderança do Argo pode indicar uma mudança de estratégia comercial da Fiat. É possível que a alta cúpula da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram) tenha decidido transformar o Argo em novo campeão de vendas do país. Porém, no acumulado do ano a picape Strada lidera com folga: tem 9 mil carros de vantagem sobre o Chevrolet Onix (ainda vice-líder) e quase 20 mil de vantagem sobre o Argo.
POS. | CARRO | VENDAS MAI | VENDAS ANO |
1º | Fiat Argo | 5.318 | 26.934 |
2º | Fiat Strada | 4.833 | 46.283 |
3º | Jeep Renegade | 3.927 | 29.671 |
4º | Fiat Mobi | 3.901 | 28.285 |
5º | Hyundai Creta | 3.893 | 24.502 |
Outro destaque do ranking de carros vendidos da primeira quinzena de maio é o Chevrolet Onix, mas pelo lado negativo. As vendas do atual hexacampeão nacional de vendas desabaram, devido à paralisação nas fábricas da GM. Com apenas 2.263 emplacamentos, o Chevrolet Onix caiu para um modesto 11º lugar. Até o final do mês, a queda pode ser ainda maior. No ano, o Onix tem 37.429 vendas.
A Stellantis tem quatro carros nos quatro primeiros lugares, pela ordem: Fiat Argo, Fiat Strada, Jeep Renegade e Fiat Mobi. O primeiro carro fora da Stellantis (fusão da FCA com a PSA) é o Hyundai Creta. O SUV coreano conseguiu emplacar 3.893 unidades nas primeiras duas semanas de maio. No ranking de SUV, o Creta está apenas 34 carros atrás do Renegade.
Com a crise de fornecimento global de componentes eletrônicos, o mercado de automóveis está muito volátil. Ainda é cedo para saber se a liderança momentânea do Argo é uma decisão estratégica da Fiat ou se a picape Strada foi prejudicada pela falta de alguma peça para sua fabricação. As próximas semanas podem revelar mais pistas sobre o futuro do mercado.