Fiat Strada, Toro e Ram 1500: as melhores picapes de 2021
No aquecido segmento de picapes, três lançamentos da Stellantis se destacaram neste ano e foram finalistas no prêmio Trend Car 2022
O crescente segmento de picapes teve novidades importantes este ano no Brasil. Apesar da recente crise causada pela falta de semicondutores – que tem afetado a indústria automotiva em escala global – a categoria de picapes segue em alta, e junto com os SUVs, concentrou a maioria dos lançamentos do mercado brasileiro em 2021. Além de serem procuradas para uso profissional – sobretudo no agronegócio – também têm conquistado a atenção do consumidor urbano.
Na última edição do prêmio Trend Car, que premiou os melhores lançamentos de 2021, três picapes se destacaram: a Fiat Strada CVT, a nova Fiat Toro e a Ram 1500 Rebel. Todas do grupo Stellantis, elas foram escolhidas pelos jurados como as finalistas da categoria Pick-up. Conheça um pouco mais de cada uma das picapes:
Fiat Strada CVT
Líder de vendas no mercado brasileiro entre todas as carrocerias, a Fiat Strada ganhou a opção de câmbio CVT em dezembro. Com direito à uma inédita versão topo de linha, a nova Strada CVT inovou ao ser a primeira picape pequena equipada com câmbio automático, opção bastante aguardada pelos consumidores do modelo. Sob o capô, a picape traz a mesma receita das versões de entrada do SUV Pulse, que traz o motor 1.3 Firefly de 107 cv associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas.
A opção de câmbio CVT será oferecida apenas nas versões Volcano e na inédita topo de gama Ranch, que custa R$ 116.990. Inspirada na irmã maior Toro Ranch, a nova versão conta com novos detalhes externos na cor cinza, logotipos Ranch e novas rodas de liga-leve de 15” com pneus para uso misto. Por dentro, o painel e os bancos de couro ganham detalhes na cor marrom e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas. A Strada foi eleita a melhor pick-up no prêmio Trend Car 2022, com 41,7% dos votos no segundo turno.
Fiat Toro
Considerada a melhor ideia da década pelo Guia do Carro, a picape Fiat Toro ganhou uma reestilização em abril deste ano. Uma das pioneiras (e líder absoluta) no segmento C-Pick-up, a Fiat Toro ganhou novidades por dentro e por fora para se precaver contra o ataque das novas picapes que estão chegando, como a Chevrolet Montana e a Ford Maverick. Visualmente, a nova Fiat Toro ganhou modificações externas no capô, na grade e no para-choque. No interior, o destaque fica para a nova central multimídia – que pode ser de 8,4’’ ou 10’’ – e para os novos recursos de conectividade.
No entanto, a maior novidade da Fiat Toro foi a estreia do novo motor 1.3 turbo flex de 185 cv (e) / 180 cv (g) e 270 Nm, que também equipa os SUVs Jeep Compass e Commander, e será o único motor do novo Renegade, que estreia em 2022. No caso da Fiat Toro, o novo 1.3 substituiu o antigo motor 1.8 flex de 139 cv e 189 Nm – que deve sair de linha em 2022 – em quase todas as versões, com exceção da opção de entrada Endurance. Logo acima, a picape ainda manteve a opção do motor 2.0 turbodiesel de 170 cv nas opções 4x4.
Ram 1500
Lançada no fim de 2020, a picape grande Ram 1500 teve as primeiras unidades entregues apenas no início deste ano. Com 524 emplacamentos até novembro, a picape importada dos EUA ajudou a Ram a encerrar 2021 com o segundo ano consecutivo de recorde de vendas. Também finalista na categoria pick-up no prêmio Trend Car 2022, a Ram 1500 tem como destaque o poderoso motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv de potência e 556 Nm de torque.
O motor é sempre associado a um câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a Ram, a picape 1500 Rebel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos e tem velocidade máxima limitada a 174 km/h. Com quase 6 m de comprimento e mais de 2,5 toneladas de peso, a Ram 1500 pode rebocar 5.062 kg. Vendida apenas na versão com apelo esportivo Rebel, a Ram 1500 chega ao Brasil com um pacote recheado de equipamentos e tem preço inicial de R$ 449.990.