Fiat Strada ultrapassa Chevrolet Onix e assume o 1º lugar
Picape Strada rompe a barreira das 10 mil vendas em setembro, vira concorrente do Chevrolet Onix e ameaça o sedã Onix Plus no ranking anual
Faltando apenas três dias para terminar o mês de setembro, a picape Fiat Strada ultrapassou o Chevrolet Onix e se tornou momentaneamente o carro mais vendido do Brasil. Para conquistar oficialmente o título mensal, a Strada terá que confirmar a liderança até o dia 30, mas nada parece segurar seu ritmo crescente. O placar de vendas da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indica a Fiat Strada em 1º lugar com 10.043 emplacamentos e o Chevrolet Onix em 2º com 9.613.
Trata-se de um fato raríssimo na história da indústria automobilística brasileira, mas já aconteceu no passado, com a própria Fiat Strada. Mais do que superar o Onix nas vendas mensais, a nova geração da picape caminha também para assumir o 3º lugar nas vendas acumuladas do ano. Com 48.143 vendas, ela está apenas 325 carros atrás de outro Chevrolet, o Onix Plus (sedã). Em 2º no ranking geral está o Hyundai HB20 com 56.553. A liderança folgada é do Onix, com mais de 90 mil vendas.
Além da disputa pelo título de carro mais vendido do país em setembro, os próximos três dias ainda vão resolver quem é quem entre os três hatches quem completam o ranking top 5 mensal: apenas um carro separa o Fiat Argo (5º lugar) do Volkswagen Gol (4º), que tem 165 vendas a menos do que o HB20 (3º). Tudo isso é bom para os consumidores de carros, pois força as montadoras a fazerem promoções de venda. Uma boa posição no ranking é também um forte apelo de marketing.
P. | CARRO |
VENDAS SET |
P. | CARRO |
VENDAS 2020 |
1 | Fiat Strada | 10.043 | 1 | Chevrolet Onix | 90.197 |
2 | Chevrolet Onix | 9.613 | 2 | Hyundai HB20 | 56.553 |
3 | Hyundai HB20 | 7.369 | 3 | Chev. Onix Plus | 48.469 |
4 | Volkswagen Gol | 7.204 | 4 | Fiat Strada | 48.143 |
5 | Fiat Argo | 7.203 | 5 | Volkswagen Gol | 44.370 |
Como já analisamos na semana passada, a picape Fiat Strada, ao adotar a Cabine Dupla, deve estar roubando vendas dos hatches compactos, inclusive do líder Chevrolet Onix. Com um design moderno, espaço interno de verdade para os passageiros de trás e um enorme espaço para bagagem, a Strada Cabine Dupla surpreendeu a própria FCA ao capturar clientes que antes não eram seus. Ao contrário da geração anterior, a nova Cabine Dupla da picape Strada tem quatro portas e espaço generoso para as pernas.
Para defender a liderança de seu carro mais popular, a GM apresentou na semana passada o novo Chevrolet Onix RS Turbo, um carro com design esportivo, mas com a mesma motorização 1.0 de 116 cv das versões turbinadas. Existe uma expectativa de vendas entre 500 e 1.000 unidades mensais. O carro é tão estratégico para a Chevrolet que seu preço ainda não foi divulgado, para evitar reação antecipada da concorrência (as vendas começam até o fim da primeira quinzena de outubro). Ele vai custar entre R$ 67 mil e R$ 77 mil.
Atualmente, considerando só a Strada Cabine Dupla, as três versões da picape competem em preço com o Onix Premier, na faixa que vai de R$ 76 mil a R$ 82 mil. Existe ainda uma sobreposição de preço entre duas versões da Strada Cabine Plus (antiga Cabine Simples) e duas versões do Onix, na faixa que vai de R$ 65 mil a R$ 67 mil. Em termos de espaço para bagagem, a nova Strada Cabine Dupla oferece 844 litros de capacidade, contra 275 a 300 litros dos hatches compactos, fato que torna o modelo da Fiat bastante versátil.