Fiat surpreende nos preços e lança nova Strada por R$ 63.590
Nova Strada mantém preço de entrada da antiga picape Hard Working, que foi reposicionada para baixo, por R$ 61.590. Volcano custa R$ 79.990
A Fiat finalmente lançou a nova picape Strada. E surpreendeu pela política de preços, bastante agressiva. São cinco versões, duas Cabine Simples, que a Fiat passa a chamar de Cabine Plus, e três Cabine Dupla. Os motores são 1.4 flex de 88 cv para as configurações Endurance e 1.3 flex de 108 cv para as configurações Freedom e Volcano. A versão Hard Working 1.4 da antiga geração é a única que continuará sendo produzida junto com a nova Strada.
A nova Strada começa com o mesmo preço que estava sendo praticado na antiga geração, apesar de ser maior (na cabine e na caçamba) e trazer novidades como controle de estabilidade, E-locker (controle de tração avançado), rodas de aço de 15”, assistente de partida em rampa e grade de proteção do vidro traseiro. Por isso, a Hard Working teve o preço reduzido para R$ 61.590. Os preços da nova Strada são os seguintes:
- Endurance 1.4 Cabine Plus: R$ 63.590
- Freedom 1.3 Cabine Plus: R$ 69.490
- Endurance 1.4 Cabine Dupla: R$ 74.990
- Freedom 1.3 Cabine Dupla: R$ 77.990
- Volcano 1.3 Cabine Dupla: R$ 79.990
Embora a Strada seja líder do mercado há 20 anos, a Fiat espera aumentar as vendas em 20%, por atrair novos consumidores. Somente para este ano, a previsão de vendas da nova Strada é de 30 mil unidades. A versão Endurance deve ser a mais vendida, com mix superior acima de 50%. São seis cores disponíveis: branco, preto, vermelho (sólidas), prata, cinza (metálica) e um novo tom de branco (perolizada).
A nova Strada traz muitas novidades para o segmento. Ela é produzida em Betim (MG) com a nova plataforma MPP (a mesma do Argo e do Cronos) e tem 90% do piso do carro em aço de ultrarresistente. As suspensões foram modificadas. Além da maior bitola na dianteira e na traseira, elas receberam nova geometria e materiais mais resistentes. Além disso, os ângulos de entrada e de saída foram melhorados e agora são de 24 e 28 graus, respectivamente. A altura do solo é a maior da categoria: 214 mm. O diâmetro de giro foi reduzido para 10,7 m.
A versão Endurance tem três pacotes de opcionais: Pack Worker (R$ 2.500), Pack Áudio (R$ 1.500) e Pack Tech (R$ 3.400). A versão Freedom acrescenta rádio, entrada USB, capota marítima, faróis de neblina, direção elétrica, rodas de liga leve de 15”, chave canivete e retrovisores rebatíveis, entre outros itens. Como opcionais, ela tem o Pack Tech (R$ 2.990) e rodas de 16”.
A versão Volcano é completa. Vem com câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, santantônio, tapete, central multimídia com tela de 7”, faróis de LED, bancos de couro e tecido, barras de teto longitudinais e pneus de uso misto. O único opcional são as rodas de 17”. A nova central multimídia Uconnect 7” tem tela tátil e permite conectar Apple CarPlay e Android Auto sem fio. É possível parear dois smartphones ao mesmo tempo.
A capacidade volumétrica e de carga da caçamba aumentou. São 844 litros e 650 kg na cabine dupla e 1.354 litros e 720 kg na Cabine Plus.Na verdade, a antiga Strada Cabine Dupla carregava 650 kg, mas não comportava cinco passageiros. A Strada agora é a única picape cabine dupla de quatro portas entre as pequenas.
Um novo sistema de mola foi introduzido na tampa da caçamba, reduzindo o esforço para manejá. Ela suporta até 400 kg de carga e pode ser usada junto com o extensor (acessório da Mopar). O vão de carga é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. O interior redesenhado tem 15 litros de espaço para porta-objetos. As versões Cabine Dupla possuem quatro airbags de série, isofix e Top Tether.
Pela primeira vez na história do Strada, a garantia passa a ser de três anos. Segundo a Fiat, nas versões 1.3 o valor das três primeiras revisões é 27% mais baixo que o da Volkswagen Saveiro. Nas versões 1.4, o custo total é de R$ 1.336. Os pacotes opcionais são os seguintes.
- Pack Worker: alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura.
- Pack Audio: rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional.
- Pack Teck: central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento.