Fiat Tipo Cross pode antecipar linhas do futuro SUV do Argo
Em 2021 a Fiat lançará no Brasil seu primeiro SUV, baseado no Argo. Ele pode ser linhas parecidas com as do Tipo Cross, revelado na Itália
Um dos lançamentos mais aguardados da indústria automobilística é o primeiro SUV da Fiat. Por questões de posicionamento de marca, a Fiat está ausente do maior mercado de carros, que é liderado pela Jeep. Mas, agora que a Jeep está devidamente consolidada no mercado brasileiro, a Fiat também terá seus SUVs. E o primeiro chegará já no primeiro semestre de 2021. O Projeto 363 da Fiat ainda não tem nome, mas é popularmente conhecido como “SUV do Argo”.
O carro já foi fotografado em testes, mas todo camuflado. Esta semana, porém, a Fiat apresentou na Itália o Tipo Cross, um crossover que complementa a família do carro que já foi vendido no Brasil. O Tipo Cross tem todos os elementos de um carro aventureiro e pode antecipar as linhas do futuro SUV do Argo.
O carro mostra um novo design de grade que se estende abaixo dos faróis e uma altura do solo mais elevada. O novo Tipo Cross tem a posição de dirigir 7 cm mais alta do que o Tipo. É muita coisa. E isso pode dar enormes pistas de como será o SUV do Argo. O Tipo Cross traz exclusivo skid plate, pára-choques com barra de proteção em destaque, saias laterais e barras de teto disponíveis exclusivamente na versão Station Wagon. Pneus maiores de série criam uma aparência ainda mais robusta.
A cabine é totalmente nova, também com um painel digital TFT 7” totalmente configurável para substituir o quadro de instrumentos analógico anterior. Um volante mais ergonômico também oferece melhor visibilidade do cluster, enquanto os controles do ar-condicionado foram atualizados com novas inserções cromadas e pretas. O Tipo Cross será lançado ainda este ano.
Já o SUV do Argo será produzido em Betim (MG) e ficará posicionado abaixo do Jeep Renegade. Ele não será muito maior do que o Argo, mas espera-se uma distância entre-eixos um pouco maior. Segundo a revista Auto Esporte, o primeiro utilitário esportivo da Fiat terá 4,10 m de comprimento, 1,54 m de altura e 1,76 m de largura. O carro será 10 cm mais comprido, 4 cm mais alto e 3,6 cm mais largo do que o Argo.
Quanto aos motores, espera-se que a Fiat já introduza o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, baseado no atual Firefly aspirado. Além do motor 1.0 turbo, o SUV do Argo também terá câmbio CVT, outra novidade na marca italiana. Já o motor 1.3 turbo ficará guardado para o segundo SUV da Fiat, o Fastback, que terá a carroceria cupê.