Fiat Uno ganha série especial Ciao e sai de linha no Brasil
Após 37 anos de fabricação nacional, série especial Ciao marca a despedida do Fiat Uno no Brasil com produção limitada a 250 unidades
É o fim da linha para o Fiat Uno. Produzido desde 1984 no Brasil, o hatch deixará de ser fabricado em Betim (MG) ao fim deste ano. Como forma de homenagear o icônico modelo, a Fiat acaba de lançar o Uno Ciao, uma série especial limitada de 250 unidades que custa R$ 84.990. A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Em 37 anos de história no Brasil, o Fiat Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas.
Por fora, todas as unidades do Fiat Uno Ciao são pintadas exclusivamente na cor Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La Storia Di Una Leggenda” — “a história de uma lenda” em italiano. O visual da edição especial é complementado por rodas de liga leve de 14’’ com acabamento escurecido e o logotipo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada da edição especial, que vai de 001 a 250. Destaque também para os bancos com acabamento único e apoio de braço para o banco do motorista. No teto, a versão ainda traz um porta-objetos superior com retrovisor central adicional, ideal para monitorar crianças e pets no banco traseiro.
Dentre os equipamentos, a série especial oferece ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além de bancos traseiros bipartidos e rebatíveis.
"Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração. O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos 'Adeus', mas sim 'Ciao'", reforça Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.