Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford Bronco: conheça a história do pai dos SUVs atuais

Produzido de 1966 a 1996, Ford Bronco retorna em nova geração após hiato de 24 anos; SUV será vendido pela primeira vez no Brasil em 2021

9 abr 2021 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
Ford Bronco original saiu de linha em 1996, após vender 1.148.926 unidades em 30 anos de produção.
Ford Bronco original saiu de linha em 1996, após vender 1.148.926 unidades em 30 anos de produção.
Foto: Ford / Divulgação

Com lançamento no Brasil previsto para maio deste ano, o Ford Bronco é um dos modelos mais icônicos já produzidos pela marca americana. Ainda desconhecido por grande parte dos brasileiros, o Ford Bronco foi produzido originalmente entre 1966 e 1996. Anos depois, o SUV ganhou uma nova geração em 2020, nos modelos Bronco e Bronco Sport. Conheça um pouco mais da história do SUV, que pela primeira vez será vendido no Brasil.

Lançado em 1966, o primeiro Ford Bronco foi projetado por Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos criadores do Mustang. A ideia dos executivos era oferecer um veículo que combinasse o conforto dos carros tradicionais à robustez dos jipes militares, que se tornaram populares nos anos 40, ganhando até versões civis, mas que deixavam a desejar nos aspectos de conforto, direção, ruídos e vibrações.

Lançado em 1966, primeira geração do Ford Bronco teve linhas projetadas por Mckinley Thompson, o primeiro designer afro-americano a trabalhar na Ford.
Lançado em 1966, primeira geração do Ford Bronco teve linhas projetadas por Mckinley Thompson, o primeiro designer afro-americano a trabalhar na Ford.
Foto: Ford / Divulgação

O Ford Bronco original se caracterizava pelo design de linhas retas, com faróis redondos e duas portas, e foi criado por Mckinley Thompson, o primeiro designer afro-americano a trabalhar na Ford. A linha oferecia três modelos: Wagon (fechado), Roadster (aberto, sem portas e capota) e Utilitário Esportivo (com caçamba estilo picape).

Todos tinham tração 4x4, transmissão manual de três velocidades e motor de seis cilindros com 105 cv. Pouco depois, passou a oferecer também um motor V8 de 200 cv. No entanto, o veículo permaneceu essencialmente o mesmo até 1973, quando ganhou direção hidráulica e transmissão automática.

Em 1978, o Bronco ganhou a segunda geração. Baseado na plataforma da Série F, o modelo foi redesenhado e cresceu em tamanho, oferecendo mais espaço interno para os passageiros, ar-condicionado e rádio AM/FM como opcionais e dois motores V8, pela primeira vez sem uma opção V6. De acordo com a Ford, foram vendidas 180.000 unidades já nos primeiros dois anos da segunda geração.

Segunda geração do Bronco lançada em 1978 cresceu em dimensões e tinha somente motores V8.
Segunda geração do Bronco lançada em 1978 cresceu em dimensões e tinha somente motores V8.
Foto: Ford / Divulgação

Pouco tempo depois, no entanto, o Ford Bronco ganhou a terceira geração, que foi produzida de 1980 a 1986. O Bronco tornou-se menor, mais leve e eficiente no consumo de combustível, usando a plataforma da F-150 mais curta com motores V6 e V8. A mudança foi providencial, diante da segunda crise do petróleo e da alta no preço dos combustíveis. Foi também a primeira a ter suspensão dianteira independente.

Além disso, a linha ganhou um modelo ainda menor: o Bronco II, que foi lançado em 1983 já como modelo 1984. Ele era baseado na plataforma da Ranger, e tinha quatro opções de motores V6. Em 1990, ele saiu de linha e deu lugar ao Ford Explorer no mercado americano.

Em 1987, o Ford Bronco ganhou uma reestilização na dianteira, mudança que a Ford considera como a quarta geração do SUV. Produzido até 1991, o modelo ganhou recursos como injeção eletrônica, freios traseiros ABS e, a partir de 1988, duas transmissões manuais de cinco velocidades. 

Em 1987, Ford Bronco ganhou uma reestilização na dianteira e equipamentos como injeção eletrônica e freios ABS.
Em 1987, Ford Bronco ganhou uma reestilização na dianteira e equipamentos como injeção eletrônica e freios ABS.
Foto: Ford / Divulgação

Em 1992, mais uma reestilização, que a Ford chamou de quinta geração do Bronco. O modelo ganhou poucas mudanças visuais, mas passou a ser equipado com airbags para o motorista, cinto de segurança de três pontos e, em 1994, ar-condicionado livre de clorofluorcarbonetos (CFCs). O último Bronco saiu da linha de montagem em 12 de junho de 1996, após vender 1.148.926 unidades em 30 anos de produção. O SUV foi substituído na época pelo modelo Expedition, que era maior e oferecia opção de quatro portas.

Mesmo após o fim da produção, o modelo permaneceu no imaginário dos fãs da marca, que pediam pela volta do SUV. Em 2004, a Ford exibiu o Bronco Concept, que imaginava como o Bronco poderia ser no futuro. No entanto, só em 2020 a Ford relançou de vez o modelo, com direito a duas versões.

Terceira geração do Bronco diminuiu de tamanho e ganhou motor V6 por conta da segunda crise do petróleo.
Terceira geração do Bronco diminuiu de tamanho e ganhou motor V6 por conta da segunda crise do petróleo.
Foto: Ford / Divulgação

O menor é o Bronco Sport, que é produzido no México e deve ser o primeiro a chegar no Brasil. Ele oferece uma proposta menos radical, concorrendo com o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Com opções de motor 1.5 turbo de três cilindros EcoBoost, de 178 cv e 258 Nm, e um 2.0 EcoBoost de 248 cv e 372 Nm, ele é equipado com um câmbio automático de 8 marchas e traz tração integral com bloqueio de diferencial.

Já o maior, é considerado o sucessor oficial do Ford Bronco “raiz”. Mantendo o mesmo nome, o novo Bronco conta com arquitetura de chassi separado da carroceria, e traz linhas inspiradas na primeira geração do modelo, com linhas retas e faróis redondos. Produzido nos EUA, ele oferece opções de duas ou quatro portas, e concorre diretamente com o Jeep Wrangler. Sempre com tração 4x4, ele pode ter câmbio manual de 7 marchas ou automático de 10 marchas, com caixas de redução em todas as opções. Em relação aos motores, o modelo tem como opções o 2.3 EcoBoost de 274 cv e 421 Nm ou um 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 524 Nm de torque.  

SUV da Ford retornou em 2020 em duas versões: Bronco Sport e Bronco.
SUV da Ford retornou em 2020 em duas versões: Bronco Sport e Bronco.
Foto: Ford / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade