Ford Bronco: conheça a história do pai dos SUVs atuais
Produzido de 1966 a 1996, Ford Bronco retorna em nova geração após hiato de 24 anos; SUV será vendido pela primeira vez no Brasil em 2021
Com lançamento no Brasil previsto para maio deste ano, o Ford Bronco é um dos modelos mais icônicos já produzidos pela marca americana. Ainda desconhecido por grande parte dos brasileiros, o Ford Bronco foi produzido originalmente entre 1966 e 1996. Anos depois, o SUV ganhou uma nova geração em 2020, nos modelos Bronco e Bronco Sport. Conheça um pouco mais da história do SUV, que pela primeira vez será vendido no Brasil.
Lançado em 1966, o primeiro Ford Bronco foi projetado por Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos criadores do Mustang. A ideia dos executivos era oferecer um veículo que combinasse o conforto dos carros tradicionais à robustez dos jipes militares, que se tornaram populares nos anos 40, ganhando até versões civis, mas que deixavam a desejar nos aspectos de conforto, direção, ruídos e vibrações.
O Ford Bronco original se caracterizava pelo design de linhas retas, com faróis redondos e duas portas, e foi criado por Mckinley Thompson, o primeiro designer afro-americano a trabalhar na Ford. A linha oferecia três modelos: Wagon (fechado), Roadster (aberto, sem portas e capota) e Utilitário Esportivo (com caçamba estilo picape).
Todos tinham tração 4x4, transmissão manual de três velocidades e motor de seis cilindros com 105 cv. Pouco depois, passou a oferecer também um motor V8 de 200 cv. No entanto, o veículo permaneceu essencialmente o mesmo até 1973, quando ganhou direção hidráulica e transmissão automática.
Em 1978, o Bronco ganhou a segunda geração. Baseado na plataforma da Série F, o modelo foi redesenhado e cresceu em tamanho, oferecendo mais espaço interno para os passageiros, ar-condicionado e rádio AM/FM como opcionais e dois motores V8, pela primeira vez sem uma opção V6. De acordo com a Ford, foram vendidas 180.000 unidades já nos primeiros dois anos da segunda geração.
Pouco tempo depois, no entanto, o Ford Bronco ganhou a terceira geração, que foi produzida de 1980 a 1986. O Bronco tornou-se menor, mais leve e eficiente no consumo de combustível, usando a plataforma da F-150 mais curta com motores V6 e V8. A mudança foi providencial, diante da segunda crise do petróleo e da alta no preço dos combustíveis. Foi também a primeira a ter suspensão dianteira independente.
Além disso, a linha ganhou um modelo ainda menor: o Bronco II, que foi lançado em 1983 já como modelo 1984. Ele era baseado na plataforma da Ranger, e tinha quatro opções de motores V6. Em 1990, ele saiu de linha e deu lugar ao Ford Explorer no mercado americano.
Em 1987, o Ford Bronco ganhou uma reestilização na dianteira, mudança que a Ford considera como a quarta geração do SUV. Produzido até 1991, o modelo ganhou recursos como injeção eletrônica, freios traseiros ABS e, a partir de 1988, duas transmissões manuais de cinco velocidades.
Em 1992, mais uma reestilização, que a Ford chamou de quinta geração do Bronco. O modelo ganhou poucas mudanças visuais, mas passou a ser equipado com airbags para o motorista, cinto de segurança de três pontos e, em 1994, ar-condicionado livre de clorofluorcarbonetos (CFCs). O último Bronco saiu da linha de montagem em 12 de junho de 1996, após vender 1.148.926 unidades em 30 anos de produção. O SUV foi substituído na época pelo modelo Expedition, que era maior e oferecia opção de quatro portas.
Mesmo após o fim da produção, o modelo permaneceu no imaginário dos fãs da marca, que pediam pela volta do SUV. Em 2004, a Ford exibiu o Bronco Concept, que imaginava como o Bronco poderia ser no futuro. No entanto, só em 2020 a Ford relançou de vez o modelo, com direito a duas versões.
O menor é o Bronco Sport, que é produzido no México e deve ser o primeiro a chegar no Brasil. Ele oferece uma proposta menos radical, concorrendo com o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Com opções de motor 1.5 turbo de três cilindros EcoBoost, de 178 cv e 258 Nm, e um 2.0 EcoBoost de 248 cv e 372 Nm, ele é equipado com um câmbio automático de 8 marchas e traz tração integral com bloqueio de diferencial.
Já o maior, é considerado o sucessor oficial do Ford Bronco “raiz”. Mantendo o mesmo nome, o novo Bronco conta com arquitetura de chassi separado da carroceria, e traz linhas inspiradas na primeira geração do modelo, com linhas retas e faróis redondos. Produzido nos EUA, ele oferece opções de duas ou quatro portas, e concorre diretamente com o Jeep Wrangler. Sempre com tração 4x4, ele pode ter câmbio manual de 7 marchas ou automático de 10 marchas, com caixas de redução em todas as opções. Em relação aos motores, o modelo tem como opções o 2.3 EcoBoost de 274 cv e 421 Nm ou um 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 524 Nm de torque.