Ford Bronco: mesmo nome para carros totalmente diferentes
Entenda o que a Ford quer com os novos Bronco 2-portas, Bronco 4-portas e Bronco Sport. Tudo é diferente nesses carros, mas o nome é igual
Muita gente se confundiu com a chegada da nova geração do Ford Bronco. Afinal, o nome é igual, diferenciando-se apenas pelo complemento: 2-portas, 4-portas e Sport. Normalmente, os carros se diferenciam mecanicamente por três coisas: motor, câmbio e tração. Com esses três elementos, é possível criar inúmeras configurações. Quanto à carroceria, a diferença vem no comprimento, na quantidade de portas e no design.
Mas, no caso da nova família Bronco, as diferenças vão muito além. Mal comparando, é como se a Ford do Brasil batizasse o Troller T4 e o EcoSport com o mesmo nome. É exatamente isso que a Ford fez nos EUA: o Bronco 2-portas e o Bronco 4-portas são o que no Brasil se chamava de “jipe” (de GP, ou General Purpose). São carros para off-road extremo, com carroceria sobre chassi, como os antigos SUVs raiz. Atualmente há poucos carros no Brasil assim: Jeep Wrangler, Suzuki Jimny, Mercedes Classe G, Mitsubishi Pajero Sport, Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Agrale Marruá.
Todos os outros SUVs utilizam carroceria monobloco. E é este tipo de construção que diferencia o Bronco Sport dos Bronco 2-portas e 4-portas. Entre o Bronco 2-portas e o 4-portas, as diferenças são menores e têm mais a ver com quantidade de lugares a bordo. Já o Bronco Sport é o SUV dos novos tempos. O correto seria chamá-lo de crossover, mas o mercado e os consumidores preferiram o termo SUV para esses carros. Assim, o Bronco Sport, por ter tração integral, compete com o Jeep Compass Trailhawk. Já o Bronco 2-portas e 4-portas, por ser um 4x4 por característica de off-road extremo, compete com o Jeep Wrangler.
Qual deles a Ford vai trazer para o Brasil? Provavelmente o Bronco Sport, para disputar exatamente com a Jeep. No segmento do Bronco 2-portas, a Ford já tem o Troller T4. Restaria a opção de trazer o Bronco 4-portas para competir com o Wrangler 4-portas. A Ford pode trazer também o Bronco 2-portas para brigar com o Wrangler 2-portas, mas isso talvez prejudique o Troller T4. Afinal, a ideia da Ford é trazer o carro do México, sem os impostos de importação -- por isso, tanto mais competitivo quanto mais barato for o carro (situação na qual o Bronco Sport se encaixa melhor).
"O Bronco deu origem ao divertido e versátil SUV off-road em 1966, tornando-se o primeiro veículo utilitário esportivo agradável para quem queria viver, trabalhar e se divertir ao ar livre", disse Jim Farley, diretor de operações da Ford. "Como o original, a nova família Bronco foi projetada para levá-lo a lugares épicos, com capacidade de oferecer confiança em qualquer tipo de terreno."
Outra forma de entender a diferença entre a carroceria monobloco (peça única) e a carroceria sobre chassi (duas longarinas longitudinais sustentando motor, transmissão e suspensões) está no segmento das picapes. As picapes pequenas (Chevrolet Montana, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro) usam carroceria monobloco, como os automóveis de passeio dos quais são derivadas. Já as picapes médias (Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok) usam carroceria sobre chassi. As picapes Renault Oroch e Fiat Toro inovaram por trazer a utilidade da caminhonete com cabine dupla numa carroceria monobloco. Assim, elas têm uma dirigibilidade igual à de um carro, enquanto as picapes tradicionais lembram o rodar de um caminhão.
O mesmo se aplica para o Ford Bronco 2-portas e 4-portas. Eles são ótimos para rodar nos piores terrenos, passar por trilhas, subir morros etc. Mas, para o uso mais convencional, o Bronco Sport é mais adequado, pois a maioria dos consumidores de SUVs faz off-road moderado. Carros como o Ford Bronco Sport e o Jeep Compass Trailhawk se diferenciam por ficarem no meio termo entre a aventura leve e o off-road extremo.