Ford GT ganha série Heritage Edition por Daytona 1966
Para marcar os 55 anos da vitória nas 24 Horas de Daytona, em 1966, Ford GT ganha edição especial de 40 unidades. Carro tem 660 cavalos
Fazer sucesso no automobilismo rende dinheiro. Não são poucas as marcas que utilizam suas conquistas históricas para criar algum produto aspiracional para colecionadores. É o que está fazendo a Ford. A montadora apresentou esta semana, nos EUA, a nova série especial para Ford GT Heritage Edition para marcar os 55 anos da vitória do GT40 nas 24 Horas de Daytona de 1966.
O carro será produzido pela Ford Performance, com entrega em 2021 e 2022, e será limitado em 40 unidades. Outra novidade apresentada pela marca é o pacote Ford GT Studio Collection, com itens de personalização que tornam o veículo ainda mais exclusivo. A vitória em Daytona 1966 é importante porque foi a partir dela que a Ford encontrou os ajustes certos para o carro que venceria as 24 Horas de Le Mans.
Inspirado no estilo arrojado em branco, preto e vermelho do Ford GT40 MK II vencedor de 1966, o novo Ford GT Heritage Edition 2021 tem pintura em branco Frozen com capô de fibra de carbono aparente. Os grafismos em vermelho Race Red nas bordas da frente e do teto, na porta do motorista e embaixo da asa traseira criam um visual diferenciado. O número 98 nas portas e aerofólio é aplicado sobre fibra de carbono aparente. As rodas de alumínio forjado de 20” Heritage Gold vêm com pinças de freio monobloco Brembo em vermelho.
A cabine traz camurça alcantara preta no painel, teto e volante, aletas vermelhas para trocas manuais e bancos de competição também em alcantara vermelha. A Ford oferece ainda o pacote opcional Heritage com rodas de fibra de carbono exposta de 20”, cilindro interno vermelho brilhante e pinças de freio monobloco em preto com letras Brembo em vermelho. No interior desse pacote, os painéis das portas são em fibra de carbono aparente com detalhes exclusivos. O preço do carro não foi divulgado.
A vitória do Ford GT nas 24 Horas de Daytona 1966 foi mostrada no filme “Ford x Ferrari”. Os pilotos Ken Miles e Lloyd Ruby lideraram a corrida que a Ford dominou com o 1º, 2º, 3º e 5º lugares, dando início a uma temporada mágica para o Ford GT40 MK II, que venceu também em Sebring e Le Mans (1º, 2º e 3º). O Ford GT Heritage Edition é o primeiro a fazer referência a uma vitória do carro que não ocorreu em Le Mans. O carro tem 660 cv de potência.