Ford planeja inédita picape compacta abaixo da Maverick
Executivo da Ford confirma interesse da montadora americana em possível sucessora da picape Courier para os mercados da América do Sul
A Ford está de olho no segmento de picapes compactas. Em entrevista ao site americano Muscle Cars and Trucks, Hau Thai-Tang, chefe de plataformas e diretor de operações da Ford nos EUA, comentou sobre a possibilidade de oferecer uma picape global inédita abaixo da recém-lançada Maverick e sobre o lançamento de modelos mais em conta para o mercado americano.
Assim como a Maverick utiliza a plataforma do Focus europeu - também usada pelo Bronco Sport - uma possibilidade para a nova picape compacta seria a base do hatch Fiesta, ou até mesmo a modular MQB da Volkswagen, uma vez que as duas montadoras já são parceiras no desenvolvimento de modelos comerciais e elétricos. A utilização da plataforma da Volkswagen inclusive facilitaria a produção da picape em mercados onde a Ford não conta mais com fábricas, como a Índia ou o Brasil.
Apesar disso, o executivo não revelou detalhes sobre o novo modelo, confirmando apenas que existe a possibilidade da Ford lançar uma nova picape compacta. “Certamente em outros mercados como América do Sul e África do Sul”, afirmou Hau Thai-Tang. Vale lembrar que, além do continente americano, o país sul-africano também é um forte mercado para picapes, e vai produzir as novas gerações da Ranger e Amarok.
Focada em SUVs e picapes, a Ford enxugou o portfólio de modelos em diversos países onde atua. Nos EUA, a montadora americana conta com a Ford Maverick e o SUV EcoSport como opções de entrada, e deixou de oferecer até mesmo modelos tradicionais como os sedãs Taurus e Fusion. Quando questionado sobre essa decisão, Hau Thai-Tang explicou que a Ford apostou em uma estratégia mais lucrativa, oferecendo produtos com foco nos atributos fortes da marca, como as picapes.
Nos EUA, a Ford oferece a Maverick, Ranger, F-150 (e a recém lançada elétrica F-150 Lightning), além das enormes picapes da linha Série F, que tem diferentes versões voltadas para o lazer ou trabalho. No Brasil, a montadora americana conta apenas com a Ranger, que é importada da Argentina, e se prepara para lançar a Maverick em 2022.
Anos atrás, a Ford também ofereceu no país a picape Courier, que era derivada do Fiesta e concorrente da Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Fiat Strada. Ainda sem data para chegar ao mercado, a nova picape compacta seria uma opção interessante para reaquecer as vendas da montadora americana no Brasil. Em setembro, a Ford vendeu apenas 1.621 unidades no país, de acordo com a Fenabrave.