Ford Ranger XLT pode dar economia de 4.105 litros de diesel
As picapes Ranger XLT e Limited têm motor de 200 cv e tração 4x4, mas só com a economia no preço a XLT pode rodar 36.534 km
Assim como todo o restante da linha, a picape Ford Ranger XLT 2020 tem uma nova suspensão dianteira, boa capacidade off-road e um novo visual na parte dianteira. Ela é um pouco menos equipada que a versão Limited, mas mantém o alto nível de segurança e dirigibilidade. Será que vale a pena pagar R$ 12.000 a mais pela topo de linha superior?
Primeiro vamos ver os atributos da Ranger XLT. Ela pode ser identificada externamente pelos estribos laterais, além de cromados na grade, faróis, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro. As rodas são de liga leve de 18” com pneus 265/60 All Season.
A Ranger 2020 ganhou uma nova suspensão dianteira com melhor controle de movimentação da carroceria e da dirigibilidade. Ela aproveita todo o curso do conjunto para dar mais conforto no asfalto e na terra. Os faróis principais, os faróis de neblina e o para-choque foram redesenhados. Abrir e fechar a tampa da caçamba da Ranger ficou muito mais fácil. Graças a uma barra de torção, o peso do movimento caiu de 12 para 3 kg. O console da Ranger também 2020 é novo. O acabamento foi padronizado em preto, para dar mais contraste aos demais elementos.
O que nós gostamos
A Ranger XLT 2020 ficou mais confortável, graças aos ajustes na suspensão dianteira. O motor 3.2 turbodiesel da Ranger XLT tem 200 cv de potência e 470 Nm de torque. Ele está disponível de 1.750 a 2.500 rpm. É silencioso em velocidade de cruzeiro. O único câmbio disponível na Ranger XLT é o automático de seis marchas. Ele responde muito rapidamente às solicitações do acelerador, pois reduz as marchas em menos de 1 segundo.
Assim como na versão topo de linha, a Ranger XLT tem conectividade Sync 3 com tela tátil de 8”. Ela é amigável e repleta de recursos, inclusive navegador por GPS. A picape traz duas entradas USB. Em comparação com a Ranger XLS 2.2, a Ranger XLT 3.2 tem a mais: bancos e volante de couro, abertura e fechamento global dos vidros, sensor de chuva, para-brisa acústico, faróis automáticos e com ajuste de altura, monitoramento individual de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, espelho retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho e iluminação.
A posição de dirigir é ótima. Dá para viajar com a Ranger XLT como se fosse um SUV. A capacidade off road também é boa na versão XLT. Ela tem tração 4x4 e 4x4 reduzida, além de diferencial traseira blocante. Na água, suporta até 80 centímetros de imersão. O nível de segurança passiva de todas a linha Ranger 2020 é alto, com sete airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração. A direção elétrica corrige automaticamente desvios provocados por ventos de través.
O que pode melhorar
A Ranger XLT poderia ter luzes diurnas de LED e sensor de estacionamento dianteiro, pois são itens de grande utilidade e não de ostentação. O visual da versão XLT talvez pudesse ser um pouco mais ousado, para dar mais personalidade à picape.
O consumo da Ranger XLT é ligeiramente pior que o da Limited, embora ambas usem o mesmo motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros e câmbio automático de seis marchas. Isso apesar de a versão XLT ser um pouco mais leve.
Diferenças para a Ranger Limited
No preço, a diferença é de R$ 14.000, ou seja, R$ 178.790 (XLT) contra R$ 192.790 (Limited). Porém, mecanicamente as duas são idênticas. Também são iguais no conforto e na conectividade. As rodas e pneus têm a mesma medida, porém as da Limited tem acabamento cinza e diamantado. Uma pequena questão de estática. Outra é o santantônio personalizado da Limited. Tirando esses itens, a Ranger Limited oferece a mais que a XLT somente algumas tecnologias de condução semi-autônoma, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão, além do ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições.
Vale a pena pagar R$ 14.000 a mais? Quem decide é o consumidor, em função de suas exigências de conforto. Técnica e dinamicamente, porém, as duas versões são idênticas e a Ranger XLT já possui um alto grau de conforto, segurança e conectividade. O mais interessante é que, utilizando esse valor, o comprador de um Ranger XLT poderia comprar 4.105 litros de óleo diesel a R$ 3,41 (valor médio no Brasil, segundo a ANP). Com esse diesel, fazendo a média de consumo 50% na cidade e 50% na estrada, ou seja, 8,9 km/l, a Ranger XLT poderia rodar 36.534 km. Pense nisso!
Os números
- Ano: 2020
- Preço: R$ 178.790
- Motor: 3.2 turbodiesel
- Potência máxima: 200 cv a 3.000 rpm
- Torque máximo: 470 Nm de 1.750 a 2.500 rpm
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 5,354 m
- Largura: 1,860 m
- Altura: 1,848 m
- Entre-eixos: 3,220 m
- Peso: 2.213 kg
- Pneus: 265/60 R18
- Caçamba: 1.180 litros
- Capacidade de carga: 1.017 kg
- Tanque: 80 litros
- 0-100 km/h: 11s6
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Consumo cidade: 8,4 km/l
- Consumo estrada: 9,4 km/l
- Emissão de CO2: 229 g/km