Ford revela nova Ranger, que chegará ao Brasil em 2023
Com design inspirado na Ford F-150, nova geração da Ranger fica mais tecnológica e tem novos equipamentos; picape chegará ao Brasil em 2023
Acabou o mistério. Depois de divulgar uma série de teasers, a Ford finalmente revelou nesta quarta-feira (24) a nova geração da picape Ranger. Com design inspirado na irmã maior F-150, a nova Ford Ranger chega com novidades por dentro e por fora, sendo definida pela montadora americana como a Ranger “mais inteligente, versátil e capaz” que já existiu. No Brasil, a picape deve ser lançada apenas em 2023.
Por fora, a nova Ford Ranger aposta em um design de linhas mais retas. Visualmente, o conjunto lembra tanto a picape compacta Maverick como também a grande Ford F-150. Um dos detalhes que já tinham sido antecipados nos teasers divulgados pela montadora americana são os faróis com assinatura visual de led em formato de “C”. Eles são conectados por uma barra horizontal que atravessa a enorme grade frontal da picape.
Logo abaixo da grade há também um detalhe proeminente no para-choque dianteiro, que pode ser pintado de preto ou na cor da carroceria, dependendo da versão. Completam a dianteira as luzes de neblina, que são alocadas em pequenos nichos abaixo dos faróis principais. Na lateral, o destaque fica para um vinco marcante na parte inferior das portas e para a linha de cintura mais alta.
Além disso, a nova Ranger também traz discretos apliques plásticos nas caixas de roda e no para-lama dianteiro, com uma peça que simula uma saída de ar. Na traseira, a nova picape conta com lanternas de led maiores que trazem elementos internos com efeito tridimensional. A tampa da caçamba também ganhou novos vincos, e traz o nome Ranger escrito em baixo relevo. A maçaneta também é nova, e ganhou uma moldura plástica.
Apesar do porte maior, a nova Ranger manteve a plataforma do modelo atual. No entanto, a Ford destaca que a base da picape sofreu uma série de modificações, dentre elas uma distância entre eixos 50 mm mais longa e uma bitola 50 mm mais larga do que o Ranger anterior. Essa mudança ocorreu graças ao reposicionamento das rodas dianteiras, que ficaram mais próximas da dianteira da Ranger.
Tudo isso para tornar a nova picape mais robusta e melhor em terrenos off-road, com ângulos de ataque maiores. Outra mudança foram os pontos de fixação dos amortecedores traseiros, o que contribui para dar aos motoristas e passageiros um comportamento dinâmico melhor em situações dentro e fora de estrada, estando carregada ou não. Assim como o modelo atual, a nova Ranger deve contar com opções de carroceria cabine simples, estendida e dupla.
O interior da nova Ranger também foi completamente reformulado, e assim como o design exterior, também aposta em linhas retas. O destaque fica para a nova central multimídia de até 12’’ (as versões de entrada trazem uma tela de 10,1’’). Com aspecto vertical, a central roda o sistema Sync 4 e traz conectividade à internet. Por meio do serviço Ford Pass também é possível acessar e controlar funções da picape através de um smartphone. O painel de instrumentos é digital e pode exibir diferentes informações sobre o percurso ou sobre a Ranger.
Outro destaque do interior da nova Ranger é o console central, que traz itens como a alavanca de câmbio e o botão seletor do modo de condução, além de um carregador por indução para smartphones e o freio de estacionamento eletrônico. A Ford também destaca que a nova picape oferece caixas de armazenamento embaixo e atrás dos bancos traseiros.
Sob o capô, a Ford ainda faz mistério. A montadora americana confirma apenas que a nova Ranger terá um novo motor 3.0 V6 turbodiesel, que será o substituto do atual motor 3.2 de cinco cilindros. Além disso, a picape também vai manter o atual 2.0 turbodiesel em versões com um ou dois turbos, além um 2.3 EcoBoost a gasolina. A Ford, no entanto, não revelou números de potência ou torque até o momento.
Dentre as opções de transmissão, a nova Ranger terá opções de câmbio manual de 6 marchas, além de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas. Nas versões com tração 4x4, a nova Ranger oferecerá um novo sistema de tração nas quatro rodas. Além das opções de tração 4x2, 4x4 integral e 4x4 com reduzida, a picape também conta com um sistema avançado que reconfigura a distribuição de tração automaticamente conforme a demanda do terreno.
A Ford ainda não divulgou os preços da nova Ranger, que será vendida em mais de 180 países. No entanto, a montadora confirmou que a produção da nova picape na África do Sul e Tailândia deve ser iniciada em 2022. Já no Brasil, a nova picape será lançada apenas em 2023. Assim como o modelo atual, a nova picape será produzida na Argentina, e faz parte do ciclo de investimentos de US$ 580 milhões que a montadora americana vai realizar na fábrica de General Pacheco, que também pode incluir o inédito SUV Everest.