Ford Territory estreia em pré-venda a partir de R$ 165.900
SUV médio é fabricado na China e tem motor 1.5 EcoBoost de 150 cv. Versão topo de linha custa R$ 187.900. Veja como o Territory se posiciona
O novíssimo Ford Territory já está disponível em pré-venda no Brasil em duas versões: SEL por R$ 165.900 e Titanium por R$ 187.900. Ambas são equipadas com motor 1.5 turbo EcoBoost a gasolina com intercooler e injeção direta de combustível. Ele tem 150 cv de potência (5.300 rpm) e 224 Nm de torque (entre 1.500 e 4.000 rpm). A transmissão é CVT de oito marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca.
A pré-venda está está limitada em 250 unidades, vai até 31 de agosto e tem um custo de reserva de R$ 5.000. O carro vem importado da China. Ao contrário do que vinha sendo noticiado, a Ford afirma que o Territory não será produzido na Argentina. Dentro do portfólio da Ford no Brasil, o Territory fica posicionado entre o EcoSport (SUV compacto) e o Edge (SUV de luxo). O novo SUV da Ford chega às revendas em setembro, como linha 2021.
O Ford Territory é um SUV médio com dimensões um pouco maiores que as do Jeep Compass, líder disparado desse nicho, que ocupa 4% das vendas. O Compass tem 55% das vendas, seguido pelo Volkswagen Tiguan com 11%. Os restantes 34% são divididos por carros como Hyundai ix35, Caoa Chery Tiggo 7, Peugeot 3008, Toyota RAV4, Kia Sportage, Chevrolet Equinox e Hyundai Tucson.
O Territory tem 4,580 m de comprimento, 1,936 m de largura, 1,674 m de altura e 2,716 m de distância entre-eixos. Além de um visual elegante e muito moderno, o Ford Territory espera se impor pelo espaço interno. A estratégia da Ford é oferecer o Territory SEL para competir com o Tiguan Comfortline 1.4 turbo (R$ 169.990) e o Territory Titanium para atacar os dois líderes do segmento: Compass Limited 2.0 flex (R$ 153.990) e Tiguan R-Line 2.0 turbo (R$ 206.550).
Segundo a Ford, o Territory será competitivo contra os líderes no espaço interno. Em relação ao Tiguan, são 3,3 cm de vantagem do assento ao teto e 5,2 cm a mais para as pernas. Em relação ao Compass, são 2,9 cm de vantagem no espaço para as pernas, por exemplo. Na apresentação oficial do produto, a Ford mostrou uma série de equipamentos que, segundo seu ponto de vista, tornam o Territory competitivo contra o Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan. Bem equipado, o Territory conta com piloto automático adaptativo e frenagem de emergência.
Na parte técnica, o Ford Territory não chega a assustar seus dois alvos. O motor do Compass, além de ser flex, tem 159/166 cv de potência, portanto são 9 cavalos a mais com gasolina e 16 a mais com etanol. Por outro lado, o Territory ganha no torque, que é de 224 Nm, contra 196/201 Nm do Compass (g/e).Além do Compass Limited de R$ 154 mil, a Jeep dispõe ainda de duas versões flex mais baratas (embora menos equipadas) e de três versões a diesel 4x4 de 170 cv na faixa de R$ 170 mil a R$ 190 mil. Em relação ao Tiguan, é preciso separar o Comfortline (150 cv) do R-Line (220 cv). Perante o Tiguan Comfortline de R$ 178 mil, o Ford Territory pode se impor pelos equipamentos, mas diante do Tiguan R-Line a diferença de potência de 70 cavalos é muito grande a favor do Volkswagen.
Nesse panorama, dificilmente o Ford Territory vai atrair compradores das linhas Compass e Tiguan. Porém, o carro entra como uma nova e boa opção para os clientes da Ford que não encontravam um SUV médio no portfólio. Agora não será mais preciso abandonar a marca para entrar neste segmento. É isso que faz o Ford Territory ter um potencial de vendas no mercado (não revelado pela montadora americana). Para se tornar competitivo a ponto de tirar vendas dos rivais, o Territory precisaria ser produzido no Mercosul.
Avaliação: Ford Territory é um chinês "do bem" ou "do mal"?
Para os fordistas, o Territory traz algumas características interessantes, como a tela tátil em alta resolução. O display multimídia tem 10,1” (contra 8,4” do Compass e 8” do Tiguan), embora o quadro de instrumentos digital de 10” seja menor que o do Tiguan (12,3”). Algumas exclusividades do Territory Titanium: Apple CarPlay sem cabo, câmera 360° com visualização panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento, luz ambiente colorida e regulável e conectividade remota via celular (inclusive partida do carro e acionamento do ar-condicionado). Entre os itens de exclusividade, o CarPlay sem cabo e a conectividade remota também estão disponíveis no Territory SEL.
Para o lançamento, a Ford oferece as seguintes condições de financiamento: 50% de entrada, 90 dias para pagar a primeira mensalidade, parcelas pela metade até 2022 e o restante em 32x com juros mensais de 1,15%. É possível pagar menos juros (0,69% ao mês), porém o parcelamento é feito em apenas 18x e a primeira mensalidade vence em 30 dias. Na pré-venda, as três primeiras revisões são grátis (um item que é oferecido também pelo Volkswagen Tiguan em qualquer situação) e a Ford dá um ano de seguro gratuito.
O Ford Territory estreou no mercado chinês em janeiro de 2019. Segundo a consultoria Car Sales Base, ele vendeu 47,9 mil unidades em seu primeiro ano. O pico de venda ocorreu em março de 2019, com 6,2 mil unidades vendidas. Este ano, a melhor venda ocorreu em maio, com 3 mil emplacamentos. O Jeep Compass estreou na China em 2017, vendendo 86,9 mil unidades. Depois caiu para 63 mil em 2018 e para 35,7 mil em 2019 -- um bom sinal para a Ford no Brasil. Este ano, a melhor venda do Jeep Compass na China também ocorreu em março, com 3,7 mil emplacamentos.
Já o Tiguan é fortíssimo na China. Desde 2013 ele vem acima das 200 mil unidades/ano e chegou a 340 mil vendas em 2017. No ano passado, a Volkswagen vendeu 228,9 mil Tiguan no mercado chinês. A melhor venda deste ano ocorreu em abril, com 16 mil emplacamentos. Com um carro competitivo nas mãos, resta saber se a Ford realmente mudou de ideia em relação à produção do Territory na Argentina ou se apenas está despistando a concorrência momentaneamente.
O Territory SEL vem com faróis principais, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED, faróis de neblina, teto solar panorâmico elétrico e antena tipo barbatana de tubarão. As rodas são de liga leve de 17”, com pneus 235/55 R17. Os bancos têm revestimento premium na cor preta Dark Charcoal e o do motorista dispõe de ajuste manual em oito posições. O Territory Titanium vem com itens adicionais de estilo e tecnologia, incluindo recursos avançados de assistência ao motorista. Externamente, ele se diferencia pelo teto pintado de preto, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50 R18, maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico. O interior tem predominância de tons claros e bancos parcialmente de couro na cor bege