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Ford Transit já é produzido no Uruguai e virá para o Brasil

Furgão líder de vendas na Europa e nos EUA, Ford Transit será vendido no Brasil em diferentes versões e pode chegar ao país ainda este ano

10 ago 2021 - 11h47
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Ford Transit: no Brasil ainda em 2021.
Ford Transit: no Brasil ainda em 2021.
Foto: Ford

O Ford Transit pode estar de malas prontas para o Brasil. De acordo com informações divulgadas na última segunda (9) pelo site Autoblog Uruguay, o primeiro lote de 15 unidades do modelo já foi produzido pela Nordex em Montevidéu, no Uruguai. Confirmado pela Ford desde o fim de 2020, o retorno do Ford Transit ao Brasil deve se concretizar nos próximos meses após um hiato de sete anos. No país, o modelo será concorrente de modelos como Renault Master, Fiat Ducato, Mercedes Sprinter e Iveco Daily.

As primeiras unidades produzidas no Uruguai são da versão Minibus -- para passageiros -- com opções de teto alto e entre-eixos maior ou curto. Os planos da Ford são de produzir entre 5 mil e 8 mil unidades do Transit anualmente, e exportar o furgão por diferentes países da América Latina, como Argentina, Brasil e Chile. O regime de produção é o sistema SKD, no qual as peças são produzidas na Turquia e são apenas montadas no Uruguai.

No entanto, o Ford Transit terá ao mínimo 30% de conteúdo produzido localmente para atingir a meta de isenção de Imposto de Importação para carros produzidos no Mercosul. Na fábrica uruguaia, a Nordex deve produzir o Ford Transit nas carrocerias van, cabine dupla, chassis e minibus. Todas elas devem chegar ao Brasil, em diferentes versões de acabamento. Na Europa, o Ford Transit estreou no ano passado uma versão elétrica, que não deve ser oferecida localmente.

Ford Transit: líder na Europa e EUA.
Ford Transit: líder na Europa e EUA.
Foto: Ford

Ainda não se sabe qual opção de motor será utilizada no Ford Transit uruguaio. A mais provável é que o modelo seja equipado com o motor 2.0 turbodiesel que é oferecido na Europa, com versões de 170 cv ou 213 cv. Outra opção seria o motor 2.2 turbodiesel da Ford Ranger, que oferece 160 cv de potência e é produzido na Argentina. O câmbio deve ser um manual de seis marchas, ou um automático de 10 nas versões topo de linha.

Furgão líder de vendas na Europa e nos EUA, o Ford Transit de terceira geração já foi vendido no Brasil de 2009 a 2014, importado da Turquia. A quarta e atual geração foi lançada no mercado norte-americano em 2013, e recebeu uma reestilização no ano passado, que segue a atual identidade visual da montadora. O modelo já aparece no site brasileiro da Ford na aba de lançamentos futuros, e deve chegar ao país até o fim deste ano ou no início de 2022.

Portfólio global do Ford Transit.
Portfólio global do Ford Transit.
Foto: Ford

Tradicional fabricante uruguaia, a Nordex produz há quase 60 anos carros apenas para outras marcas, e recebeu um investimento de US$ 50 milhões (cerca de R$ 261 milhões) da Ford no ano passado. Além do Ford Transit, a empresa também produz de forma terceirizada o caminhão leve Kia Bongo e os furgões Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Em breve, a empresa uruguaia também fará a picape Peugeot Landtrek, que deve chegar ao Brasil no ano que vem.

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