Fusca e Gol foram os campeões de venda mais longevos
Só 7 carros foram campeões nacionais de venda em 64 anos. Lista dos carros mais vendidos começou com Jeep Willys. Conheça a história
Dois modelos da Volkswagen, Fusca e Gol, são responsáveis pelo baixo número de campeões nacionais de venda em 64 anos. Juntos, eles ganharam 51 títulos de carro mais vendido do Brasil. Este ano um novo modelo se junta ao clube dos campeões. Tudo indica que será a picape Fiat Strada, mas os hatches Hyundai HB20 e Fiat Argo continuam cotados.
Desde 1957 as marcas de automóveis disputam o título de carro mais vendido do Brasil. Desde que a indústria automobilística brasileira foi oficialmente instalada, ser o campeão nacional de vendas é um selo de qualidade para o modelo.
A disputa começou com um bicampeonato. O Jeep Willys foi o carro mais vendido do país em 1957 e 1958. Num Brasil com poucas estradas asfaltadas, a robustez do Jeep Willys foi decisiva. A tração 4x4 também era fundamental para seguir viagem em duas de chuva.
Em seguida, veio o domínio do Fusca. Batizado oficialmente de Volkswagen Sedan, o Fusca rapidamente conquistou o país por ser barato, de fácil manutenção e ter uma configuração mecânica excepcional para o Brasil de estradas de terra: motor traseiro a ar com tração traseira. Além disso era mais bonito e mais confortável do que o Jeep Willys.
O Volkswagen Fusca dominou o mercado durante 24 anos seguidos, de 1959 a 1982. Só no Brasil foram produzidos 3,3 milhões de Fuscas. O país ajudou a Volkswagen a quebrar o recorde do Ford Model T (15 milhões de unidades) e o carro alemão teve uma produção global de 21.529.464 unidades.
Nas ruas e estradas brasileiras, a presença do Fusca era impressionante. Curiosamente, o Fusca só ganhou este nome oficialmente no ano em que perdeu o título de campeão: 1983. Rebatizado de VW Sedan para VW Fusca, o carro já estava em declínio de vendas. O campeão nacional foi o Chevrolet Chevette, um pequeno sedã-cupê de duas portas, também com tração traseira (mas motor dianteiro) e foi campeão da temporada.
A General Motors emplacou ainda o tricampeonato do Chevrolet Monza, em 1984/85/86. Era a vez de um carro de padrão superior faturar o título de carro mais vendido do Brasil. Mas a Volkswagen não tardou a voltar ao topo. Depois de algumas modificações no Gol, que ganhou sua primeira reestilização e motor refrigerado a água, o carro se tornou imbatível.
O Volkswagen Gol reinou durante longos 27 anos, de 1987 a 2013. Com cerca de 8,5 milhões de unidades vendidas, trata-se do recordista nacional de vendas. Quando a Volkswagen perdeu o reinado de 51 anos, a Fiat aproveitou e conseguiu seu único título, em 2014, com o Palio. Porém, no período de 2015 a 2020, o Chevrolet Onix trouxe mais conectividade e uma proposta mais moderna para um hatch compacto.
O Chevrolet Onix ganhou seis títulos seguidos de carro mais vendido do Brasil, porém foi afetado pela crise dos semicondutores e sua produção foi suspensa em 2021. Com isso, o líder do mercado este ano é a Fiat Strada, que pode se tornar a primeira picape campeã nacional de vendas.
ANO | CARRO | REINADO |
1957 e 1958 | Jeep Willys | 2 anos |
1959 a 1982 | Volkswagen Sedan | 24 anos |
1983 | Chevrolet Chevette | 1 ano |
1984 a 1986 | Chevrolet Monza | 3 anos |
1987 a 2013 | Volkswagen Gol | 27 anos |
2014 | Fiat Palio | 1 ano |
2015 a 2020 | Chevrolet Onix | 6 anos |