Futuro SUV pequeno da Volks pode ter origem na Índia
Projeto da Skoda - marca tcheca do Grupo Volkswagen - para o mercado indiano pode dar pistas para o futuro SUV de entrada no Brasil
Depois que o CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, disse que a empresa não vai mais fabricar carros exclusivos para o mercado brasileiro (como Gol, Voyage e Saveiro), a mídia especializada começou a buscar pistas sobre projetos globais que poderiam interessar ao Brasil - e um deles faz uma estranha ponte entre a República Tcheca e a Índia.
Segundo o site brasileiro Autoo, o projeto do SUV de entrada da Volkswagen para a América Latina poderia ter inspiração num carro do plano “India 2.5” da Skoda, que é a marca do Grupo VW na República Tcheca. O modelo em questão seria um modelo menor do que o Skoda Kushaq, um SUV compacto (do porte do VW T-Cross), que foi o carro-chefe do plano “India 2.0”.
Isso porque o site indiano Autocar publicou uma entrevista na qual o presidente do conselho administrativo da Skoda, Thomas Schäfer, afirmou que o plano “India 2.5” deve contemplar um SUV pequeno, com menos de 4 metros, que na Índia paga menos impostos. Segundo o Autoo, como a Skoda desenvolve carros de baixo custo dentro do Grupo VW, é possível que haja uma ligação entre a marca tcheca e a Volkswagen do Brasil.
De posse dessas informações, o designer brasileiro Kleber Silva fez uma projeção de como seria este pequeno SUV pequeno com os elementos dos carros da Volkswagen no Brasil. Este poderia até ser um projeto que daria origem ao novo Gol, embora a Volks nunca tenha que o Gol vai continuar sendo fabricado depois de 2023, quando chegar o Polo Track. Kleber Silva batizou seu trabalho de Gol Alltrack.