GM alcança marca de 17 milhões de carros feitos no Brasil
Com três fábricas no país, General Motors comemorou marco no dia em que completou 96 anos do início das operações no Brasil
Após 96 anos de operação no Brasil, a Chevrolet alcançou uma marca expressiva. Nesta terça (26), a General Motors (GM) anunciou que ultrapassou o número de 17 milhões de carros produzidos localmente. Com três fábricas, localizadas em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS), o Brasil é o segundo maior mercado da marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, terra natal da Chevrolet. De acordo com a Fenabrave, em 2020 a marca emplacou 305.239 unidades, uma fatia que representa 18,89% das vendas do setor.
A General Motors chegou ao Brasil há 96 anos, no dia 26 de janeiro de 1925, e se instalou no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Um mês depois do início das operações da marca, teve início a produção de um furgão para entregas urbanas, que foi lançado em setembro do mesmo ano. Dois anos depois, a marca já havia produzido 25 mil unidades, e começou a construir a fábrica em São Caetano do Sul (SP), que ainda está em operação e abriga a sede da Chevrolet no país.
Nos anos 50, a GM começou a expandir as atividades no país. Em 1953, o grupo adquiriu um terreno em São José dos Campos, onde três anos depois seria construída uma fábrica, que começou a funcionar em 1959. Na época, a planta industrial produzia apenas motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.
Somente no fim dos anos 60 é que surgiu o primeiro carro de passageiros. Em 1968, a Chevrolet começou a produzir o Opala, que ajudou a montadora a ultrapassar a marca de meio milhão de unidades produzidas no Brasil. Em 1973, por sua vez, a Chevrolet lançou o Chevette, modelo menor e mais barato do que o Opala.
Durante os anos seguintes, a marca produziu modelos inesquecíveis como o Monza -- modelo médio que liderou as vendas no mercado brasileiro, de 1984 a 1986, o Kadett, e os próprios Opala e Chevette, que foram fabricados até meados dos anos 90. Este último, ultrapassou o número de 1,6 milhão de unidades fabricadas.
Com a abertura do mercado brasileiro nos anos 90, a Chevrolet passou a oferecer modelos mais alinhados à Europa, como o Vectra, o Corsa e o Astra -- que inicialmente era importado da Bélgica, e depois ganhou produção nacional. No entanto, somente em 2000 surgiu a terceira fábrica do grupo GM no Brasil.
Localizada em Gravataí (RS), a fábrica foi construída para produzir o Celta, e posteriormente passou a montar os carros compactos da Chevrolet. Em 2012, a planta passou a produzir também o Onix, que desde 2015 é o líder de vendas no mercado brasileiro, ano em que o grupo comemorou a marca de 15 milhões de carros feitos no Brasil.
Recentemente, após outra reforma e ampliação, a fábrica gaúcha passou a produzir a segunda geração do Onix, em versões hatch e sedan (Plus). Além disso, a planta de São Caetano do Sul (SP) -- que é a mais antiga ainda em operação no Brasil -- iniciou a fabricação da nova geração do Tracker, SUV compacto da marca.
E para os próximos anos, a Chevrolet anunciou uma retomada de investimentos no país, com um aporte de R$ 10 bilhões, que será destinado às fábricas da marca em São Paulo (São Caetano do Sul e São José dos Campos). Delas devem sair as novas gerações da S10 e do Trailblazer, além de outros modelos inéditos, como um provável substituto para o Spin e para a Montana.