GM anuncia investimentos para nova geração da Chevrolet S10
Nova geração da Chevrolet S10 pode manter plataforma atual e será produzida em São José dos Campos; picape deve chegar ao mercado em 2023
A Chevrolet S10 terá uma nova geração no Brasil. A General Motors confirmou na última semana que fará novos investimentos na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são produzidas as atuais gerações da picape S10 e do SUV Trailblazer. A confirmação faz parte de um acordo estabelecido pela montadora e os trabalhadores da fábrica em 2019. As informações foram divulgadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
A confirmação dos novos investimentos foi feita em uma reunião entre a GM e o sindicato local, com previsão de que os investimentos sejam aplicados até 2023. Os valores oficiais não foram confirmados, mas a General Motors havia confirmado um investimento de R$ 10 bilhões no estado de São Paulo, dos quais o acordo de 2019 previa que pelo menos R$ 5 bilhões seriam investidos pela montadora em São José dos Campos. A nota divulgada pelo Sindicato indica o acordo como algo positivo, dado o recente fechamento de outras fábricas na região.
Vale lembrar que, antes da confirmação do acordo, a GM considerava o encerramento das operações no Brasil. De acordo com o Sindicato, a montadora americana também espera um aumento na produção local e prevê novas contratações até 2023. Somente este ano foram contratados 400 trabalhadores -- número que pode chegar aos 600 até o fim do ano. Atualmente, a fábrica de São José dos Campos conta com cerca de 3.800 funcionários.
A nova geração da Chevrolet S10 deve chegar ao mercado em 2023. Rumores indicam que a picape deve manter a plataforma atual, que também é utilizada pela Chevrolet Colorado vendida nos EUA. Apesar disso, a picape nacional deve crescer em dimensões -- para se distanciar da futura picape anti-Toro que será feita em São Caetano do Sul (SP) -- e apostará mais em tecnologia, com foco em conectividade, e equipamentos de segurança e de assistência ao condutor. Já o Trailblazer deve acompanhar as mudanças da picape.