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Great Wall e o “Fusca chinês”: bom para o Brasil?

Análise: montadora chinesa Great Wall recriou o Volkswagen Fusca pela marca Ora, mas este carro caberia no mercado brasileiro?

20 ago 2021 - 12h51
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Ora Euler Ballet Cat.
Ora Euler Ballet Cat.
Foto: GMW

O Brasil tem uma relação histórica com o Volkswagen Fusca por ter sido um de seus maiores fabricantes. Agora o modelo renasce na China, recriado pela Great Wall Motors, que acaba de comprar a fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Diante disso, cabe a pergunta: o “Fusca chinês” caberia no mercado brasileiro?

O “Fusca chinês” é um veículo criado pela Ora, uma das quatro marcas da Great Wall Motors (GWM). As outras são a Haval, a Wey e a GWM Pick-up. Não existe uma parceria entre a GWM e VW. Portanto, trata-se de uma cópia mesmo. O design é inconfundível e talvez a Volkswagen brigue na Justiça por essa causa.

Inicialmente, a Ora apresentou o “Fusca chinês” com o nome Punk Cat (Gato Punk, em inglês). O carro tinha alguns elementos de design da cultura chinesa e pareceu um tanto exótico. Porém, recentemente, a Ora apresentou uma versão mais conservadora do "Fusca chinês” com o nome Euler Ballet Cat. Se não fosse pelas quatro portas (o Fusca tinha duas), dava para confundir com o clássico modelo da Volkswagen.

Ora Euler Ballet Cat.
Ora Euler Ballet Cat.
Foto: GMW

A Great Wall diz que vai produzir o Ora Punk Cat e o Ora Euler Ballet a partir deste ano. Como todos os carros da Ora, o “Fusca chinês”  terá propulsão 100% elétrica com 143 cv de potência. O alcance será de 501 km. A principal característica do Volkswagen Sedan original, entretanto, não será mantida: o Punk Cat terá motor dianteiro e tração dianteira, assim como os dois modelos retrôs da própria Volkswagen (New Beetle e Novo Fusca).

Vem para o Brasil? Pode vir. Como carro para chamar a atenção do mercado, nada impede que a Great Wall use a boa imagem do verdadeiro Fusca para se tornar rapidamente conhecida no Brasil. Como todo carro elétrico, entretanto, seria um modelo de pouco volume. Quanto à produção no Brasil, nenhum carro elétrico tem chances de ser fabricado no país enquanto o mercado for restrito.

O verdadeiro negócio da Great Wall estará nas marcas Haval e GWM Pick-up. Para obter o volume pretendido pela montadora chinesa, que é de 100 mil carros/ano, será preciso investir em modelos de alta procura. Por isso, os mais cotados são os dois SUVs da Haval, da série H e F, que têm posicionamento diferente.

Haval H6 e Haval F7.
Haval H6 e Haval F7.
Foto: GMW

Segundo a Haval, “s série H é um SUV urbano equilibrado e econômico, enquanto a série F é um SUV esportivo e moderno”. Veja a descrição da marca chinesa: “A série F é mais vanguardista, moderna e dinâmica em sua forma. Em termos de desempenho do produto, a série H é o SUV familiar mais útil na China, com seu desempenho e praticidade. A série F atende às demandas mais personalizadas dos usuários por meio de design inovador e tecnologia inteligente e se dirige a jovens consumidores, em linha com o desenvolvimento do mercado e tendência de consumo”.

Quanto à GWM Pick-up, a primeira picape será da Série P. A GWM Poer é o primeiro modelo de picape da marca que “combina perfeitamente o conforto de um sedã, a capacidade off-road de um SUV, a natureza recreativa de uma perua e a capacidade de carga de um caminhão leve”. Portanto, são grandes as pretensões para o mercado brasileiro.

Picapes GWM Poer.
Picapes GWM Poer.
Foto: GMW

Meng Xiangjun, presidente rotativo da Great Wall Motor, disse que a compra da fábrica de Iracemápolis vai acelerar o desenvolvimento e a implementação estratégica da Great Wall Motors no mercado sul-americano e “promoverá ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global”.

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