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Great Wall, gigante chinesa, compra fábrica da Mercedes

Montadora chinesa Great Wall Motors finaliza compra de fábrica de carros da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP)

18 ago 2021 - 11h58
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Haval H6 tem dois motores turbo.
Haval H6 tem dois motores turbo.
Foto: Great Wall / Divulgação

A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) comprou a fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A compra foi confirmada nesta quarta-feira (18) pela Daimler, proprietária da marca Mercedes. A Great Wall adquiriu o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, juntamente com todos os prédios e os equipamentos de produção.

Com o negócio, a Great Wall começará a fabricar carros no Brasil. A montadora chinesa é uma espécie de GM da China e tem quatro marcas: Haval, Wey, Ora e GWM Pick-up. O carro mais cotado para ser fabricado no Brasil é o SUV Haval H6, um dos mais vendidos no mercado chinês. A terceira geração do H6 foi lançada há apenas sete meses, no Salão de Chengdu de 2020. O sucesso foi imediato. Com design mais maduro e grupos óticos conectados, o novo Haval H6 tem duas opções de motor e duas de transmissão.

Segundo a Daimler, a venda desta fábrica (onde eram produzidos os Mercedes Classe C e GLA) faz parte da estratégia da Mercedes-Benz AG para otimizar sua rede de produção. “Com a transformação da companhia e o realinhamento da capacidade produtiva da nossa rede global de produção, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva”, disse Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG, responsável pela Gestão da Cadeia de Produção e Abastecimento: “Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro.”

Fábrica da Great Wall Motors em Iracemápolis (SP).
Fábrica da Great Wall Motors em Iracemápolis (SP).
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A empresa confirma também que todos os proprietários de automóveis premium da marca Mercedes-Benz no Brasil continuarão a ser atendidos pelas mais de 50 concessionárias em todo o país. Apesar da venda da fábrica de Iracemápolis, o Grupo Daimler AG continua comprometido com o Brasil, mantendo forte presença com suas unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados) e Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning), em São Paulo; além da planta de Juiz de Fora (cabinas de caminhões), em Minas Gerais. O Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis, também não serão afetados.

Além do SUV H6, da Haval, a chinesa Great Wall se notabilizou por apresentar, no Salão de Xangai deste ano, o Fusca chinês. Trata-se do Puk Cat (Gato Punk, em inglês), que faz parte do portfólio da marca Ora, que fabrica somente carros totalmente elétricos. O Fusca chinês tem o design idêntico ao do Volkswagen Fusca, porém alongado, por ser um veículo de quatro portas. Ele mede 4,23 m.

Ora Punk Cat: Fusca chinês
Ora Punk Cat: Fusca chinês
Foto: Great Wall Motors

O Fusca chinês já tem até data de lançamento prevista: quarto trimestre deste ano. Como todos os carros da Ora, o Punk Cat  terá propulsão 100% elétrica com 143 cv de potência. O alcance será de 501 km. O Punk Cat é uma mistura do charme do velho Fusca com elementos pops da própria China, como a mistura de cores e alguns toques decorativos.

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