Híbrido mais barato do Brasil, Kia Stonic custa R$ 150 mil
Vendido em versão única, novo Kia Stonic traz motor 1.0 turbo do Creta associado a um sistema híbrido-leve para economizar combustível
A Kia Brasil anunciou nesta terça-feira (23) o lançamento oficial do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro. Equipado com um sistema híbrido-leve e com planos de vender 400 unidades por mês, o novo SUV compacto da Kia chega ao país em versão única, com preço de lançamento de R$ 149.990.
O grande destaque do Kia Stonic está sob o capô. Trata-se do mesmo motor 1.0 turbo de três cilindros de 120 cv e 201 Nm do HB20 e do novo Creta, em versão somente a gasolina. No entanto, o SUV produzido na Coreia do Sul conta com um sistema híbrido-leve de 48 volts que ajuda a economizar combustível. O Kia Stonic também traz freios regenerativos e câmbio é um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
O modelo oferece três modos de condução (Eco, Normal e Sport). Além disso, a Kia também destaca o modo de condução Velejar, que desliga o propulsor por completo em situação de rodagem plana, o que contribui para reduzir o consumo de combustível. Segundo os dados divulgados pelo Inmetro, o SUV compacto tem consumo médio de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Principal lançamento da Kia em 2021, o Stonic será posicionado acima do hatch Rio no portfólio da montadora sul-coreana. Com um design de linhas modernas que segue a atual identidade visual da Kia, o SUV compacto mede 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,52 m de altura, e compete diretamente com as versões topo de linha de modelos como Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. O entre-eixos é de 2,58 m e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.
Vendido em versão única, o Kia Stonic aposta em um pacote recheado de equipamentos de série. A central multimídia com tela de 8’’ com aspecto flutuante conta com suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto. O novo SUV também traz câmera de ré, ar-condicionado digital automático, volante multifuncional, computador de bordo, retrovisores elétricos com repetidores de seta e sensor de estacionamento traseiro.
Dentre os equipamentos de segurança, o Kia Stonic vendido no Brasil é equipado com airbags frontais, laterais e de cortina, e também traz sistema isofix, freios ABS com EBD e assistente de partida em rampa. No entanto, a configuração que será vendida no Brasil fica devendo tecnologias de condução semiautônoma, que já equipam o Stonic vendido em outros mercados.
“O Stonic é o primeiro SUV compacto híbrido do País, com o benefício de dispensa do rodízio e IPVA reduzido na cidade de São Paulo. Com o Stonic, vamos inaugurar uma nova fase aqui no mercado brasileiro, com aumento expressivo de nosso portfólio com mais modelos eletrificados”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. Além do Stonic, a Kia também pretende oferecer os híbridos Niro e Sportage, além do 100% elétrico Kia EV6, que está em fase de homologação no Brasil.