Hilux, Ranger e Amarok atropelam as picapes pequenas
Picapes grandes da Toyota, Ford e Volkswagen ameaçam reinado das Fiat Strada e Toro como nunca se viu antes. Confira o ranking das top 7
Faltando menos de uma semana para encerrar o segundo mês completo sob a pandemia de coronavírus, as picapes grandes dominam o mercado nacional como nunca aconteceu antes. Pela primeira vez, quatro das seis picapes mais vendidas são grandes. Tecnicamente, elas são consideradas médias, mas para o mercado brasileiro (e por terem crescido muito de tamanho) podem ser consideradas grandes.
A Toyota Hilux segue na liderança, com 1.136 emplacamentos. Mas a Ford Ranger, com 1.069 vendas, já está acima da “imbatível” Fiat Strada, agora em terceiro lugar com 1.014. A vice-liderança está com a Fiat Toro, que emplacou 1.116 unidades.
Mas o avanço das picapes grandes não para por aí. A Chevrolet S10 aparece em quinto, com 924 licenciamentos, e a Volkswagen Amarok está à frente de sua irmã Saveiro. Dentro da Volks, a picape grande tem 551 vendas e a pequena registra 536. Isso nunca aconteceu.
Outra picape de porte menor, a Renault Oroch, despencou para míseras 91 vendas nos últimos dois meses -- 55 em abril e 36 em maio. A Oroch usa a mesma plataforma do Renault Duster e foi a primeira a oferecer carroceria monobloco com quatro portas e porte médio. Ela é a única rival da Toro no segmento de picapes médias. Confira abaixo o ranking das sete mais vendidas até segunda-feira (25), de acordo com a Fenabrave.
P. | Picape | Porte |
Vendas Abril |
Vendas Ano |
---|---|---|---|---|
1 | Toyota Hilux | Grande | 1.136 | 12.304 |
2 | Fiat Toro | Média | 1.116 | 16.198 |
3 | Ford Ranger | Grande | 1.069 | 6.651 |
4 | Fiat Strada | Pequena | 1.014 | 18.052 |
5 | Chevrolet S10 | Grande | 924 | 7.789 |
6 | VW Amarok | Grande | 551 | 5.199 |
7 | VW Saveiro | Pequena | 536 | 10.735 |
Alguns analistas afirmam que o avanço das picapes médias é provocado pela paralisação dos serviços do Detran em algumas regiões do país durante o isolamento social. Entretanto, nenhuma montadora confirmou esse fenômeno, que já dura dois meses.
Outra possibilidade é o alto valor das picapes grandes, o que as torna acessíveis somente para os grandes produtores rurais. Devido à safra de soja e à alta do dólar em relação ao real, que aumentou consideravelmente o valor do cereal, essa categoria ganhou muito dinheiro este ano e pode estar investindo nas picapes cabine dupla.
Um fato curioso ocorre com a Chevrolet Montana, que também é pequena. Embora suas vendas sejam baixas, desde que começou a quarentena ela tem vendido mais do que vendia antes. Veja a sequência de vendas da Montana: 264 unidades em janeiro, 255 em fevereiro, 793 em março, 522 em abril e 314 em maio (até o dia 25).