Honda City bate Toyota Yaris Sedã em tira-teima de 5 itens
Comparamos as versões topo de linha do Honda City e do Toyota Yaris em 5 quesitos para saber qual dos renovados sedãs vale mais a pena
O segmento de sedãs compactos ganhou duas novidades importantes recentemente. Uma delas foi a nova geração do Honda City, que foi lançada em novembro de 2021. Agora produzido em Itirapina (SP), o sedã da Honda foi totalmente renovado, e traz uma série de novos recursos e equipamentos para o segmento. A segunda foi a reestilização do Toyota Yaris, que chegou ao mercado na última semana com modificações para fazer frente justamente ao novo City. Mas qual dos dois sedãs vale mais a pena?
Para descobrir essa resposta, selecionamos cinco motivos para um tira-teima entre esses dois modelos. Para o comparativo, foram consideradas as versões XLS no caso do Yaris Sedã, e o City Touring que são as opções topo de linha dos sedãs. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
Os critérios de pontuação em cada item são os seguintes: 5 x 0 se um dos carros tiver vantagem absurda, 4 x 1 se for uma grande vantagem, 3 x 2 se a vantagem não for muito grande; 2,5 x 2,5 se houver empate. Portanto, cada carro pode somar no máximo 25 pontos no total dos 5 itens do tira-teima. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 5 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise mais completa, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
O novo Honda City é equipado com o motor 1.5 flex aspirado de 126 cv e 155 Nm (e) / 152 Nm (g) de torque. Ele é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas e conta com paddle shifts atrás do volante. Já o novo Toyota Yaris Sedã manteve o motor 1.5 flex aspirado de 110 cv (e) / 105 cv (g) e 146 Nm (e) / 140 Nm (g) de torque. No caso do sedã da Toyota, o câmbio também é um automático do tipo CVT que simula 7 marchas e que traz borboletas para trocas atrás do volante. Como oferece números superiores tanto em potência como em torque, o ponto nesse quesito vai para o novo City.
Consumo
De acordo com o Inmetro, o Honda City obtém médias de 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, as médias são de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. Uma média geral de 12 km/l. Por outro lado, os números do Toyota Yaris são de 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol, e 13,0 km/l e 14,5 km/l com gasolina, respectivamente. Uma média geral de 11,77 km/l. Com vantagem em quase todos os quesitos, o vencedor nesse quesito é o City.
Multimídia
Na versão XLS, o novo Yaris é equipado com a central multimídia Toyota Play+ de 7’’ com sistema de áudio com AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e suporte aos recursos Android Auto e Apple CarPlay. A versão ainda conta com câmera de ré integrada. Já o Honda City traz uma central multimídia de 8” com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto com comandos por voz, Bluetooth, câmera de ré e entrada USB. Como oferece uma central um pouco maior e traz recursos de conectividade mais avançados, o ponto vai para o novo City.
Segurança
O Toyota Yaris Sedã XLS é equipado de série com sete airbags, controle de tração e de estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e assistente de frenagem, sistema de pré-colisão com alerta sonoro e visual ao motorista e alerta de evasão de faixa. Já o Honda City Touring oferece seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência (ESS), além do pacote Honda Sensing, que traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, detector de pedestres e veículos, assistente de permanência em faixa, e ajuste automático de farol. Como oferece mais itens, o vencedor nesse quesito é o Honda City.
Preço
Ambas são versões topo de linha dos sedãs. O Toyota Yaris Sedã XLS parte de R$ 116.990, e oferece como únicos opcionais as tonalidades de pintura metálica ou perolizada. Já o Honda City Touring custa R$ 123.100, e oferece como opcionais as tonalidades de pintura metálica ou perolizada. Nesse caso, o ponto vai para o Toyota Yaris Sedã.
TIRA-TEIMA GUIA DO CARRO
ITEM | Toyota Yaris XLS 1.5 | Honda City Touring 1.5 |
Potência | 2 | 3 |
Consumo | 2 | 3 |
Multimídia | 2 | 3 |
Segurança | 2 | 3 |
Preço | 4 | 1 |
Total de pontos | 12 | 13 |