Honda Civic Hatch revelado. É ousado e tem câmbio manual
Produzido nos EUA, novo Honda Civic hatch conta com visual mais ousado que o modelo sedã e opção de câmbio manual de seis marchas
Duas semanas depois de divulgar um teaser sobre o modelo, a Honda finalmente revelou o novo Civic hatch por completo. Totalmente renovada, a nova geração do Honda Civic hatch foi apresentada de forma virtual na noite de quarta (23) no canal da marca no YouTube. Ele traz um visual com linhas mais ousadas do que a versão sedã, que foi apresentada em abril deste ano. Com forte apelo ao público jovem nos EUA, outra novidade do novo hatch é a opção de câmbio manual de seis marchas.
De acordo com a Honda, o novo Civic hatch traz linhas inspiradas em cupês europeus. Por fora, o modelo conta com a mesma dianteira do Civic sedã, com novos faróis de design fino que se conectam à grade dianteira, que traz dimensões menores do que a do modelo anterior. Já o capô ficou mais longo e baixo. Na lateral, o teto adota um caimento mais acentuado, quase como um notchback.
O destaque do novo Honda Civic hatch fica na traseira. O modelo conta com lanternas interligadas por uma barra de led que atravessa a tampa do porta-malas, logo abaixo de um spoiler integrado. A tampa do porta-malas abriga também a placa, e o para-choque traz um aplique de plástico preto na parte inferior, junto com as saídas duplas do escapamento.
O novo Honda Civic hatch mede 12,4 cm a menos que o modelo sedã. Ao todo, são 4,55 m de comprimento, 1,41 m de altura e 1,80 m de largura -- as duas últimas medidas idênticas ao Civic. Uma boa notícia é que o hatch manteve o entre-eixos de 2,73 m do modelo sedã, o que de acordo com a Honda, rendeu aos passageiros traseiros 36 mm a mais de espaço para as pernas. A montadora, no entanto, não revelou a capacidade do porta-malas.
Por dentro, o novo Honda Civic hatch é idêntico ao modelo sedã. O console conta com design horizontal, que lembra um pouco o Audi A4. O painel de instrumentos é digital e pode ter tela de 7’’ ou de 10,2’’ (na topo de linha Touring). Já a central multimídia traz uma tela de 7’’ ou 9’’ (versão Touring) de aspecto flutuante, com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A versão hatch também conta com o pacote Honda Sensing de assistências ao condutor e segurança e sistema de som da marca Bose com 12 alto-falantes.
Sob o capô, o novo Civic hatch conta com as mesmas opções do modelo sedã. As versões LX e Sport são equipadas com o motor 2.0 aspirado de 160 cv e 186 Nm, enquanto as configurações EX-L e a topo de linha Sport Touring contam com o 1.5 turbo de 182 cv e 240 Nm de torque. Todas as versões são equipadas de série com um câmbio automático do tipo CVT, mas há a opção de câmbio manual de seis marchas para as versões Sport e Sport Touring. Segundo a Honda, a transmissão manual foi revisada para oferecer trocas de marcha mais rápidas e um apelo mais esportivo para o modelo.
A Honda ainda não divulgou os preços do novo Honda Civic hatch. O modelo será produzido na fábrica da marca em Greensburg (EUA), e posteriormente também no Japão, de onde será exportado para alguns países da Europa. Como o segmento de hatches médios é praticamente inexistente no Brasil, as chances do novo Civic hatch chegar ao país são bastante remotas. A versão sedã, no entanto, pode chegar ao país somente importada, de acordo com rumores. Atualmente, a montadora se prepara para o lançamento do novo City, que além da carroceria sedã, terá uma inédita versão hatch.