Honda Civic terá mudança radical na próxima geração
Honda revela protótipo do novo Civic, que chega em 2021, e muda de atitude, oferecendo um sedã bem mais conservador
A Honda surpreendeu o mundo do automóvel ao revelar uma versão protótipo do novo Honda Civic. O modelo terá sua 11ª geração lançada no segundo trimestre de 2021. As linhas do novo Civic haviam sido reveladas recentemente em imagens de registro industrial, o que motivou sites do mundo inteiro a fazer projeções. Para acabar com as especulações, a Honda revelou o design do Civic de 11ª geração num protótipo.
O novo Honda Civic terá uma mudança radical em suas formas. A ousadia da 10ª geração ficará no passado. O novo Civic será bem mais conversador, seguindo o estilo preferido pela Toyota com o Corolla. As linhas ainda são de um sedã-cupê, mas o carro será bem mais discreto.
O Civic revelado no protótipo será um pouco mais longo e mais largo do que seu antecessor. A ideia é preencher a lacuna deixada pelo sedã de luxo Accord, que saiu de linha. A carroceria angular do Civic atual deu lugar a uma carroceria muito mais limpa. A ideia é aumentar o apelo do carro globalmente, pois alguns mercados rejeitam um design ousado.
A Honda confirmou que após o lançamento do Civic sedã nos EUA, haverá um Civic Si (cupê), mais esportivo, e um Civic Type R, de alto desempenho. Apesar das formas mais limpas, o novo Civic manterá o foco na esportividade. A posição de dirigir será baixa, o carro será bem largo e seu posicionamento será mais de prazer ao dirigir do que de conforto.
O novo Honda Civic chegará ao mercado como modelo 2022. Porém, sua presença no Brasil não está confirmada. Há dúvidas sobre a continuidade da produção do Civic no mercado brasileiro, pois a categoria de sedãs tem perdido vendas. De qualquer forma, o Civic tem tradição no mercado brasileiro.
A frente redesenhada apresenta faróis de LED mais estreitos e uma grade frontal mais fina. A parte inferior do para-choque dianteiro foi simplificada com uma única entrada de ar, que se estende por toda a largura do carro. O capô ficou mais alongado, para dar ao carro um caráter “mais premium”.
Segundo os executivos da Honda, o que está mudança a aparência dos carros da Honda é a eletrificação. A marca japonesa pretende adotar a propulsão híbrida com dois motores em toda sua linha de carros -- e isso afeta o visual, pois é preciso acomodar um segundo motor e a bateria de íons de lítio.