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Honda Fit 1.5 DX com câmbio manual vale a pena?

Única versão com câmbio manual tem a vantagem de ser bem mais acessível do que a versão automática mais barata. Confira prós e contras

30 dez 2019 - 05h51
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O Honda Fit tem rodas de liga leve em todas as versões.
O Honda Fit tem rodas de liga leve em todas as versões.
Foto: Honda / Divulgação

Será que vale a pena comprar um Fit com câmbio manual? A versão DX (única MT5) custa R$ 62.000. Já a versão mais acessível com câmbio automático é a LX, que custa R$ 74.600 De relevante, o Fit LX traz a mais câmera de ré e volante com ajustes de som. Porém, o Fit é um carro fácil de estacionar, pois tem o formato de monovolume, sem carroceria depois do vidro traseiro.

A terceira geração do Honda Fit ficou 9,8 cm maior, ganhou mudanças estéticas e alguma melhora na dirigibilidade. Ele também ganhou novo para-choque, grade frontal com black piano (desde 2018) e faróis halógenos. A cor metálica vermelho Vênus também estreou nessa geração.

O que nós gostamos

Interior espaçoso em dimensões compactas e modulável a partir da versão LX. O modo Refresh permite alinhar o encosto dos assentos dianteiros com o do banco traseiro, transformando-os em duas camas.

Novo sistema de direção, que responde com mais dinamismo às solicitações do motorista. Nos casos de perda do controle, induz o esterço para o lado certo, fazendo o motorista retomar sua trajetória.

Os novos limpadores de parabrisa, com limpadores Flat Blade, escoam melhor a água e transmitem menos ruído de funcionamento.

O carro acaba no vidro traseiro, por isso é fácil de estacionar.
O carro acaba no vidro traseiro, por isso é fácil de estacionar.
Foto: Honda / Divulgação

O que pode melhorar

Faz falta o sistema de banco modulável das outras versões, pois sem ele é difícil carregar objetos grandes (como uma bicicleta).

Ausência de central multimídia num carro desse preço.

O desempenho está de acordo com a proposta do carro, mas o motor de 116 cv parece um pouco fraco em subidas quando ele está carregado de gente e malas.

Dirigibilidade monótona, devido ao câmbio CVT.

O acabamento interno carece de um certo requinte, considerando o preço do carro.

Vale a pena?

Vale, se for comparar com o Fit LX, pois a diferença de R$ 12.600 não é pequena. Especialmente para quem mora fora das grandes cidades, o câmbio manual não faz muita diferença. Para quem enfrenta trânsito, porém, é menos confortável usar o pedal da embreagem o tempo todo. Precisa apenas verificar se na sua cidade o mercado não desvaloriza demais os carros com câmbio manual, o que já é comum nas maiores metrópoles.

Os números

  • Preço: R$ 62.000
  • Motor: 1.5 flex
  • Potência: 116 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 150 Nm a 4.800 rpm
  • Câmbio: MT5
  • Comprimento: 4,096 m
  • Largura: 1,694 m
  • Altura: 1,535 m
  • Entre-eixos: 2,530 m
  • Pneus: 185/55 R16
  • Peso: 1.104 kg
  • Porta-malas: 363 litros
  • Tanque: 46 litros
  • 0-100 km/h: 11s0
  • Velocidade máxima: 175 km/h
  • Consumo cidade: 12,3 km/l
  • Consumo estrada: 14,1 km/l
  • Emissão de CO2: 102 g/km
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