Honda Fit 1.5 DX com câmbio manual vale a pena?
Única versão com câmbio manual tem a vantagem de ser bem mais acessível do que a versão automática mais barata. Confira prós e contras
Será que vale a pena comprar um Fit com câmbio manual? A versão DX (única MT5) custa R$ 62.000. Já a versão mais acessível com câmbio automático é a LX, que custa R$ 74.600 De relevante, o Fit LX traz a mais câmera de ré e volante com ajustes de som. Porém, o Fit é um carro fácil de estacionar, pois tem o formato de monovolume, sem carroceria depois do vidro traseiro.
A terceira geração do Honda Fit ficou 9,8 cm maior, ganhou mudanças estéticas e alguma melhora na dirigibilidade. Ele também ganhou novo para-choque, grade frontal com black piano (desde 2018) e faróis halógenos. A cor metálica vermelho Vênus também estreou nessa geração.
O que nós gostamos
Interior espaçoso em dimensões compactas e modulável a partir da versão LX. O modo Refresh permite alinhar o encosto dos assentos dianteiros com o do banco traseiro, transformando-os em duas camas.
Novo sistema de direção, que responde com mais dinamismo às solicitações do motorista. Nos casos de perda do controle, induz o esterço para o lado certo, fazendo o motorista retomar sua trajetória.
Os novos limpadores de parabrisa, com limpadores Flat Blade, escoam melhor a água e transmitem menos ruído de funcionamento.
O que pode melhorar
Faz falta o sistema de banco modulável das outras versões, pois sem ele é difícil carregar objetos grandes (como uma bicicleta).
Ausência de central multimídia num carro desse preço.
O desempenho está de acordo com a proposta do carro, mas o motor de 116 cv parece um pouco fraco em subidas quando ele está carregado de gente e malas.
Dirigibilidade monótona, devido ao câmbio CVT.
O acabamento interno carece de um certo requinte, considerando o preço do carro.
Vale a pena?
Vale, se for comparar com o Fit LX, pois a diferença de R$ 12.600 não é pequena. Especialmente para quem mora fora das grandes cidades, o câmbio manual não faz muita diferença. Para quem enfrenta trânsito, porém, é menos confortável usar o pedal da embreagem o tempo todo. Precisa apenas verificar se na sua cidade o mercado não desvaloriza demais os carros com câmbio manual, o que já é comum nas maiores metrópoles.
Os números
- Preço: R$ 62.000
- Motor: 1.5 flex
- Potência: 116 cv a 6.000 rpm
- Torque: 150 Nm a 4.800 rpm
- Câmbio: MT5
- Comprimento: 4,096 m
- Largura: 1,694 m
- Altura: 1,535 m
- Entre-eixos: 2,530 m
- Pneus: 185/55 R16
- Peso: 1.104 kg
- Porta-malas: 363 litros
- Tanque: 46 litros
- 0-100 km/h: 11s0
- Velocidade máxima: 175 km/h
- Consumo cidade: 12,3 km/l
- Consumo estrada: 14,1 km/l
- Emissão de CO2: 102 g/km