Honda lança novas motos CB 650R naked e CBR 650R esportiva
Novas motos japonesas já estão disponíveis nas concessionárias com duas propostas diferentes de uso e pilotagem. Veja o vídeo da CBR 650R
A Honda lançou esta semana duas novas motos no Brasil. Os dois lançamentos haviam sido apresentados no Salão das Duas Rodas de 2019 e já estão à vendas nos mais de 1.100 pontos de venda da Honda em todo o país. Os nomes podem confundir, mas elas têm propostas de uso e pilotagem diferentes: CB 650R e CBR 650R. Elas trazem uma proposta diferente das motos “F”.
A nova CB 650R é uma naked inspirada na CB 1000R. A letra R designa a inspiração esportiva da moto. Ela traz um conceito minimalista e custa R$ 39.416, disponível nas cores azul perolizado, vermelho e prata metálico. Com peso reduzido em cerca de 4 kg, a nova naked traz uma sofisticada suspensão dianteira tipo invertido.
Já a CBR 650R é mais esportiva e tem clara identidade com a superesportiva de referência da Honda, a Fireblade. Apesar disso, o conceito da moto é o “Total Control”, ou seja, tem um comportamento dinâmico acessível para motociclista de diferentes níveis. Segundo a Honda, é uma boa moto para novatos que desejam evoluir na pilotagem. Disponível nas cores vermelho e cinza metálico, a CBR 650R tem custa R$ 41.080.
As duas motos são da linha 2020 e têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de contar com assistência 24 horas durante o período que durar a garantia. Os preços têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas como frete e seguro.
O motor que equipa a CB 650R e CBR 650R passou por atualização para melhorar o desempenho em médias rotações.Trata-se de um 4 cilindros DOHC 16V com 649 cm3 de cilindrada. Ele entrega 88 cv de potência 11.500 rpm e 60 Nm de torque a 8.000 rpm. Em ambas, a caixa do filtro de ar foi modificada em relação às motos "F". Os tubos dos coletores de escape passaram de 35 para 38,1 mm de diâmetro.
A embreagem agora é do tipo deslizante, para evitar repentinas perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas. Segundo a Honda, o esforço necessário para o acionamento da alavanca de embreagem foi reduzido em 12%. As duas motos contam com controle de tração e compartilham um chassi tubular de aço tipo Diamond, que também difere do tipo usado nas "F". Assim, houve uma economia de peso de 1,9 kg. O
As também são novas, mais leves, com cinco raios duplos. Os pneus têm medida 120/70 R17 na dianteira e 180/55 R17 na traseira. Segundo a Honda, até a posição de pilotagem foi revista, em relação às antigas versões da linha “F”. Na naked CB 650R, o guidão foi avançado em 13 mm (ficou 8 mm mais baixo) e as pedaleiras foram elevadas em 6 mm com recuo de 3 mm. Assim, o motociclista ganhou um posicionamento mais esportivo. Na CBR 650R, os semi-guidões foram avançados em 30 mm. Como medida de segurança, o Emergency Stop Signal reconhece frenagens de emergência acima de 56 km/h e aciona automaticamente o pisca-alerta.