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Hyundai HB20S 1.0: vale a pena comprar a versão mais básica?

Por R$ 56.590, o HB20S Vision 1.0 MT5 já vem equipado com central multimídia de 8”, Android Auto e Apple CarPlay. Confira nossa avaliação

8 jun 2020 - 10h35
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Rodamos com o HB20S Vision 1.0 na região de Porto Alegre (RS).
Rodamos com o HB20S Vision 1.0 na região de Porto Alegre (RS).
Foto: Ericlis Magon / Guia do Carro

A nova geração do Hyundai HB20S, embora compartilhe a mesma dianteira e alguns elementos visuais com o restante da gama (HB20 hatch e HB20X aventureiro), tem design mais atraente em relação aos modelos de carroceria hatch. O principal destaque, além do porta-malas mais generoso (475 litros), é o estilo fastback na formação do terceiro volume, que deixa o perfil lateral do sedã com aspecto bastante harmonioso e moderno.

 O problema é que, na visão de muitos consumidores, o preço da versão topo de linha, que aposta em alguns equipamentos de segurança e tecnologia inéditos na categoria, ficou um tanto elevado, passando da casa dos R$ 80 mil. Entretanto, com a diversidade de versões, motorização e câmbio disponíveis, o sedã pode ser encontrado em condições mais acessíveis. É o caso da versão de entrada com a qual rodamos na região de Porto Alegre, a Vision 1.0 MT5, que na linha 2021 custa R$ 56.590. 

Debaixo do capô, a versão de entrada do novo Hyundai HB20S adota o já conhecido motor Kappa 1.0 aspirado de três cilindros, que conquistou bastante confiabilidade no mercado brasileiro com o Kia Picanto e a primeira geração da família HB20. Aliado a uma transmissão manual de cinco velocidades, o motor desenvolve 80 cv de potência e 100 Nm de torque. 

O HB20S tem estilo fastback na formação do terceiro volume.
O HB20S tem estilo fastback na formação do terceiro volume.
Foto: Ericlis Magon / Guia do Carro

Ainda que os números não sejam empolgantes, o sedã possui desempenho agradável para rodar na cidade e também na estrada, levando em consideração a proposta do carro. O câmbio manual, com engates curtos e precisos, permite bastante agilidade entre as trocas de marcha e, consequentemente, baixa oscilação das rotações do motor durante as acelerações e retomadas de velocidade. 

O consumo não é o melhor da categoria, mas atende bema  consumidores de veículos de entrada. Segundo dados do Inmetro, a média é de 12,8/14,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina e de 9,5/10,6 km/l (cidade/estrada) com etanol. Considerando que os motores três cilindros costumam ser bastante ruidosos, o nível de isolamento acústico do novo HB20S surpreende. Os ruídos externos só invadem a cabine de forma mais incômoda em situações de maior exigência do motor, como em ultrapassagens ou em subidas muito íngremes.

Na estrada, a melhoria de desempenho com a nova direção elétrica é nítida. Em comparação à geração anterior, equipada com direção hidráulica, o sedã ficou mais estável e mais confortável para percorrer trechos sinuosos, ampliando a sensação de segurança do motorista em altas velocidades. 

As rodas são de 15" com calotas modelo Bold na versão mais básica.
As rodas são de 15" com calotas modelo Bold na versão mais básica.
Foto: Ericlis Magon / Guia do Carro

Por falar em segurança, o novo Hyundai HB20S ganhou apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes em todas as versões, mas o assistente de partida em rampa e os controles eletrônicos de tração e estabilidade não são equipamentos de série na versão de entrada. Para tentar solucionar o problema, a marca sul-coreana decidiu inaugurar na linha 2021 a versão Vision Pack, que, por R$ 57.690, adiciona airbags laterais, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC). 

Considerando a pequena diferença de preço em relação à Vision (R$ 1.100), a versão Vision Pack se torna mais vantajosa e interessante para o consumidor, uma vez que inclui importantes itens de segurança, que são cada vez mais considerados no mercado automotivo brasileiro. 

A única diferença entre ambas as versões são os equipamentos de segurança. O visual e os itens de acabamento são os mesmos. Vale lembrar que na linha 2021, as versões mais básicas da família HB20 ganharam grade frontal com moldura pintada de preto. Por dentro, as linhas acompanham a tendência atual, com central multimídia flutuante e volante de três raios. No entanto, um ponto que pode incomodar alguns consumidores mais detalhistas é o fato de as versões com câmbio manual terem comandos apenas do lado esquerdo do volante, prejudicando a estética e a harmonia das luzes internas. Do lado direito fica o espaço reservado para as teclas do piloto automático e do limitador de velocidade, disponíveis apenas nas versões com câmbio automático.

Nas versões com câmbio manual, os comandos do volante ficam posicionados apenas do lado esquerdo.
Nas versões com câmbio manual, os comandos do volante ficam posicionados apenas do lado esquerdo.
Foto: Hyundai / Divulgação

Um detalhe importante, que nem sempre é encontrado em veículos de entrada, é o desligamento automático dos faróis, que se aplica alguns segundos depois que o carro é trancado. Outra função relevante presente na chave é o acionamento da buzina para confirmar o fechamento das portas, com dois cliques consecutivos no botão de trava.

Em termos de conforto, o novo HB20S também evoluiu. Os bancos estão mais anatômicos, com abas laterais mais envolventes e bom apoio para as pernas. Embora essa versão de entrada não tenha ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, o motorista encontra facilmente a posição adequada de dirigir. Isso graças à nova regulagem de altura do assento, à amplitude dos espelhos retrovisores e à boa visibilidade do quadro de instrumentos analógico (Supervision Cluster). 

O espaço para acomodar objetos dentro da cabine continua sendo bastante generoso no compacto da Hyundai. São seis porta-copos e vários outros nichos entre o console central e a lateral das portas. As novas adaptações na plataforma também fizeram muito bem ao sedã, principalmente para quem viaja no banco traseiro. O aumento de 3 cm no entre-eixos (de 2,50 m para 2,53 m), associado ao novo arranjo interno dos elementos da cabine, permitiram melhoria de 4,7 cm no espaço para as pernas, que era alvo de críticas na geração anterior. 

Apesar de não ter sensor de estacionamento nem câmera de ré, a versão de entrada da nova geração do Hyundai HB20S possui um sinalizador de precisão de engate da marcha-à-ré. Assim, toda vez que o motorista acionar a ré corretamente, o carro emite um beep e sinaliza com a letra R no quadro de instrumentos (exclusividade da nova geração), de modo a auxiliar na verificação da precisão do engate.

A nova central multimídia BlueMedia, agora em posição flutuante, possui tela maior (8”) e está com a interface um pouco mais moderna e intuitiva em relação à geração anterior. O sistema conta com duas entradas USB, sendo uma para carregamento rápido de smartphones e outra para espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay.

Diferente da versão hatch, as lanternas são prolongadas em direção ao centro da tampa do porta-malas pela parte superior da peça.
Diferente da versão hatch, as lanternas são prolongadas em direção ao centro da tampa do porta-malas pela parte superior da peça.
Foto: Ericlis Magon / Guia do Carro

A lista de equipamentos de série do Hyundai HB20S Vision 1.0 MT5, inclui ainda itens como maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, rodas de 15” com calotas modelo Bold, maçanetas internas cromadas, alarme perimétrico, fixação isofix com top tether, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos, computador de bordo, além de vidros elétricos dianteiros e traseiros, com função one touch (subida e descida) para o motorista.

Com motorização parecida (1.0 aspirado tricilíndrico de 82 cv de potência e 104 Nm de torque), o seu principal concorrente, o Chevrolet Onix Plus LT 1.0, possui mais itens de segurança e conectividade, com seis airbags de série e entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, porém custa mais caro (R$ 59.290), de modo que a diferença de preço pode favorecer o sedã coreano na hora da decisão do consumidor. 

Veredicto: Depois do lançamento da versão Vision Pack na linha 2021, a configuração Vision deixou de ser uma opção interessante, uma vez que custa apenas R$ 1.100 a menos. Por R$ 57.690, o HB20S Vision Pack entrega mais itens de segurança, com o mesmo visual e os mesmos itens de conforto. A garantia é de cinco anos e o custo das revisões até 30.000 km é de R$ 1.108. Em maio de 2020, o novo HB20S foi o terceiro sedã compacto mais vendido do Brasil, com 824 unidades emplacadas, ficando atrás apenas do Chevrolet Onix Plus (1.681) e do Volkswagen Virtus (961).

Os números

  • Motor: 1.0 flex
  • Potência: 80 cv a 6.000 rpm (e)
  • Torque: 100 Nm a 4.500 rpm (e)
  • Câmbio: 5 marchas MT
  • Comprimento: 4,260 m
  • Largura: 1,720 m
  • Altura: 1,470 m
  • Entre-eixos: 2,530 m
  • Peso: 1.015 kg
  • Pneus: 185/60 R15
  • Porta-malas: 475 litros
  • Tanque: 50 litros
  • 0-100 km/h: 14s5
  • Velocidade máxima: 162 km/h
  • Consumo cidade: 12,8 km/l (g)
  • Consumo estrada: 14,7 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 97 g/km
Guia do Carro
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